O campeão de 1996 da F1 Damon Hill, acredita que a equipe Mercedes deve dar a Lewis Hamilton a liberdade que ele quer, ou corre o sério risco de perdê-lo para uma equipe rival.
Tensões surgiram entre Hamilton e a Mercedes no passado, mais notavelmente no GP de Abu Dhabi, quando ele ignorou as ordens da equipe em uma última tentativa para vencer o campeonato mundial.
Falando ao ‘The Guardian’, Hill disse que a Mercedes deve estar disposta a aturar a natureza emocional de Hamilton, ou ele pode ser procurado pelos rivais na F1.
“Lewis emocionalmente é uma fera e pode haver alguma situação em que ele simplesmente diga: “Pra mim já basta e não quero mais fazer isso “, disse Hill.
“Isso é verdade para todos os pilotos, mas a maioria não pode se dar ao luxo de pensar assim. Lewis pode. Ele está em uma posição forte. A Mercedes tem que reconhecer se quer Lewis Hamilton, o trunfo que ele é para eles e lhe permitindo o espaço para fazer o seu trabalho, ou não.”
“Se as coisas não estiverem indo bem para Lewis, então ele tem uma tendência em seguir seus próprios sentimentos.”
Hill comparou uma saída hipotética de Hamilton da Mercedes à sua partida da McLaren no final de 2012, que veio como resultado de tensas relações com o chefe da equipe Ron Dennis.
“Se eles superaram o que Toto disse sobre o gerenciamento dos pilotos depois do que aconteceu em Abu Dhabi, há a chance dele continuar”, disse Hill.
“Como vimos na McLaren com Ron Dennis e sua maneira controladora, isso não funciona com Lewis, que chegou num momento e disse: ‘Eu não quero isso. Estou fora. “Essa é a linha dele.”