Daniel Sexton Gurney ou simplesmente Dan Gurney, uma lenda norte-americana do automobilismo, morreu aos 86 anos nesta segunda-feira (15) devido a complicações relacionadas com uma pneumonia.
Gurney foi vitorioso em todas as principais categorias do esporte: Fórmula 1, Le Mans, Indy e NASCAR. Ele também teve uma equipe que fabricava seus próprios carros de corrida, a All American Racers, usando o nome Eagle, e venceu o GP da Bélgica de 1967 pilotando sua própria máquina.
Gurney venceu quatro GPs em 86 largadas pelas equipes Ferrari, BRM, Porsche, Lotus, Brabham, Eagle e McLaren. Ele venceu as 24 Horas de Le Mans de 1967 pela Ford junto com AJ Foyt. Sua carreira na Indy resultou na criação do dispositivo aerodinâmico Gurney flap, e ele também obteve cinco vitórias na NASCAR em Riverside, Califórnia.
Sua esposa Evi e a família Gurney divulgaram a seguinte declaração:
“Com um último sorriso em seu rosto bonito, Dan partiu para o desconhecido pouco antes do meio-dia em 14 de janeiro de 2018. Na mais profunda tristeza, com gratidão em nossos corações pelo amor e alegria que você nos deu durante seu período nesta terra, nós dizemos ‘boa sorte’. Cheire o mar e sinta o céu, deixe sua alma e espírito voarem rumo ao místico…”