O piloto da Red Bull, Daniel Ricciardo diz que espera que o novo formato eliminatório da classificação da Fórmula 1 seja uma experiência “mais intensa” para os pilotos, com o potencial para resultados “caóticos”.
Na sexta-feira, o Conselho Mundial de Automobilismo (WMSC) ratificou o formato, que vai ver pilotos eliminados um por um através de Q1, Q2 e Q3 até que um piloto esteja na pole-position.
Ricciardo, falando após a conclusão dos testes de pré-temporada no Circuito da Catalunha, avalia que as mudanças vão aumentar a pressão sobre os pilotos e aumentar o espetáculo.
“Eu acho que só coloca um pouco mais de pressão em nós para sairmos e fazer um tempo de volta imediatamente, talvez por isso, irá torná-lo um pouco mais intenso”, disse Ricciardo.
“Em condições secas, a eliminatória provavelmente não vai mudar muito, como nós devemos ter tempo suficiente para fazer uma boa volta, mas se começa a chover, eu acho que a classificação vai ficar muito caótica …
“Tentar lutar pela posição (de largada) vai ser interessante. Acho que poderemos ver mais algumas emoções na pista entre os pilotos, mas se isso apimentar (a classificação), então por que não?”
O novo formato de classificação da Formula 1 chega como em sua proposta original apesar da sugestão de Bernie Ecclestone que poderia ser adiado devido ao software necessário, e para discutir outras alterações possíveis.