No aniversário de Purley, relembramos sua bravura no GP da Holanda de 1973 e seu impacto duradouro na F1
David Purley será sempre lembrado por sua bravura durante o Grande Prêmio da Holanda de 1973, seguindo um incidente angustiante envolvendo Roger Williamson. No que teria sido seu 79º aniversário, refletimos sobre como ele ajudou a mudar a F1 como a conhecemos.
Um dos dias mais sombrios da F1 viu o promissor britânico Roger Williamson sofrer um grave acidente durante o Grande Prêmio da Holanda de 1973 em Zandvoort, e embora tenha perdido a vida, a bravura de David Purley será longamente lembrada.
Williamson se acidentou em alta velocidade, com danos severos à medida que o carro capotou. Embora não tivesse sofrido ferimentos, ele não conseguiu se libertar dos destroços em chamas.
Purley heroicamente parou seu próprio carro, atravessou a pista ativa da corrida e, sem serviços de emergência à vista, tentou virar o chassi de volta à posição correta. Ele então pegou um extintor de incêndio de um fiscal, que não estava devidamente protegido, e tentou apagar o fogo, mas sem sucesso.
Sua linguagem corporal rapidamente mudou de um homem em uma missão para um homem de desespero, gesticulando desesperadamente por ajuda – enquanto a corrida continuava ao seu redor.
Purley ficou desolado ao perceber que Williamson não poderia ser salvo – ele morreu em apenas sua segunda corrida de F1.
Purley repreendeu um fiscal que o havia afastado da cena, perplexo por não ter sido ajudado. Mas um dia depois, sua perspectiva mudou: “Eu estava obviamente saindo de um carro de corrida e cheio de adrenalina, mas após uma noite de sono, também posso imaginar por que outros não se aproximaram do carro em chamas. Se a corrida tivesse sido interrompida imediatamente, os serviços de emergência poderiam ter chegado aqui muito mais rápido. Mas os oficiais da corrida estavam a uma milha e meia de distância do acidente e só viram um pouco de fumaça.”
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.