F1
|
26 de novembro de 2017 12:49

De ponta a ponta, Valtteri Bottas vence em Abu Dhabi

Sem receber ataque de Hamilton, finlandês venceu a última etapa da F1 em 2017. Massa finaliza em décimo.

E a última etapa da temporada 2017 da Fórmula teve mais uma vitória da Mercedes. Desta vez com Valtteri Bottas na frente, que venceu a prova de ponta a ponta. Lewis Hamilton não conseguiu ataca o companheiro e finalizou a prova em segundo, com Vettel em terceiro.

Mesmo com a vitória, Bottas não conseguiu alcançar Vettel no campeonato e o alemão ficou com o vice-campeonato. Felipe Massa, que fez sua última corrida na Fórmula 1, finalizou em décimo, somando mais um ponto para a Williams.

Confira como foi a prova.

Bottas largou bem e manteve-se na ponta, Hamilton também conseguiu permanecer em segundo, com Vettel em terceiro. A largada foi limpa.

Na curva dois, Magnussen rodou, mas voltou para a pista sem problemas. Felipe Massa chegou a perder a décima colocação para Alonso, mas conseguiu recuperar ainda na primeira volta.

Bottas abria uma distância de mais de um segundo em relação ao Hamilton, que tinha mais de um segundo em relação a Vettel.

Nico Hulkenberg levou uma punição de cinco segundos por ter ganho vantagem ao cortar caminho em uma chicane. O alemão tinha a sétima colocação.

Com as 10 primeiras voltas completadas, os 12 primeiros colocados não tinham alterado a posição, em relação a largada. O sol se despedia de Abu Dhabi e a noite começava a cair no circuito de Yas Marina.

Grosjean travava uma dura batalha com Lance Stroll, pela 13a colocação. Os dois pilotos ficaram muitas voltas duelando. Na volta 12, finalmente o piloto da Haas superou o canadense em uma bela manobra. Stroll foi para os boxes e colocou pneus supermacios.

Outra batalha que acontecia na pista era entre Felipe Massa e Fernando Alonso, disputa que valia a décima colocação e mais um duelo entre os dois. Assim como aconteceu em Interlagos, Alonso era mais rápido, mas Felipe Massa se mantinha à frente do espanhol.

Na volta 16, os ponteiros começaram a parar para troca de pneus. Raikkonen foi o primeiro, ele ocupava a quinta colocação, atrás de Daniel Ricciardo.

Uma volta depois, Pierre Gasly rodou sozinho na última curva e ficou atravessado na pista, o francês retornou para a prova sem problemas, mas caiu para a 17a colocação.

A briga entre Massa e Alonso ganhava mais um integrante: Carlos Sainz, que chegava forte na disputa.

Daniel Ricciardo foi para os boxes na volta 20, o australiano se manteve na quarta colocação. Uma volta depois, foi a vez de Vettel parar.

Ricciardo, que tinha acabado de parar, deu um toque no guard-rail e logo depois abandonou a prova, não por conta do toque e sim, por um problema hidráulico.

O líder Valtteri Bottas parou na volta 22, enquanto isso, Hamilton assumia a ponta.

Massa também foi para os boxes e retornou à frente de Alonso, que já tinha feito a parada. Mas o espanhol se posicionou melhor na pista e superou o brasileiro.

Hamilton parou na volta 25, e retornou para a segunda colocação. O britânico retornou perto de Bottas. A distância entre os dois estava em um segundo.

Na volta 30, Hamilton diminuía para menos de um segundo sua desvantagem para Bottas e já podia abrir a asa. O britânico chegou tão forte em Bottas, que errou a freada, escapando da pista. A distância entre o dois voltava a ser em mais de um segundo.

Na volta 33 Sainz finalmente parou nos boxes. E Renault errou no pit stop e não apertou a porca da roda do espanhol, que teve que abandonar.

Grosjean também parou e com isso Massa retornou para a zona de pontuação.

Na volta 40, Hamilton voltou a ficar a menos de um segundo de Bottas, mas ainda estava longe de ter um possibilidade de atacá-lo.

O finlandês percebeu a chegada de Hamilton e emendou uma série de voltas mais rápidas e abriu novamente para o companheiro e a vantagem subia para 1.7 segundos.

A vantagem da Mercedes era tão grande nesta pista, que Vettel, que estava em terceiro, vinha a mais de 20 segundos atrás dos Flechas de Prata.

Já nas últimas voltas, Bottas seguia tranquilo na ponta, com mais de três segundos de vantagem para Hamilton, que tinha 20 segundos de vantagem para Vettel. Raikkonen vinha em quarto, há 20 segundos de Vettel e a 1.6 de Verstappen.

Bottas venceu, mas não conseguiu o vice-campeonato, que ficou com o Vettel. Hamilton terminou em segundo, com Vettel em terceiro. Felipe Massa, finalizou sua trajetória na Fórmula 1 na décima colocação.

A Fórmula 1 volta em 25 de março de 2018 com o GP da Austrália.

 

Confira o resultado do GP de Abu Dhabi:

1) Valtteri Bottas (FIN/Mercedes)
2) Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
3) Sebastian Vettel (ALE/Ferrari)
4) Kimi Räikkönen (FIN/Ferrari)
5) Max Verstappen (HOL/Red Bull-TAG Heuer)
6) Nico Hülkenberg (ALE/Renault)
7) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes)
8) Esteban Ocon (FRA/Force India-Mercedes)
9) Fernando Alonso (ESP/McLaren-Honda)
10) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes)
11) Romain Grosjean (FRA/Haas-Ferrari)
12) Stoffel Vandoorne (BEL/McLaren-Honda)
13) Kevin Magnussen (DIN/Haas-Ferrari)
14) Pascal Wehrlein (ALE/Sauber-Ferrari)
15) Brendon Hartley (NZL/Toro Rosso-Renault)
16) Pierre Gasly (FRA/Toro Rosso-Renault)
17) Marcus Ericsson (SUE/Sauber-Ferrari)
18) Lance Stroll (CAN/Williams-Mercedes)
OUT) Carlos Sainz (ESP/Renault)
OUT) Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull-TAG Heuer)

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.