Foto: Divulgação
O Brasil está no grid da Fórmula 1 desde o ano de 1970 quando Emerson Fittipaldi foi para Lotus, desde então tivemos 30 pilotos representando o país na maior categoria do automobilismo.
Neste sábado o único representante do Brasil na F1, Felipe Massa, anunciou pelo seu Instagram que está se aposentando da categoria depois de rumores terem apontado que a Williams não queria o brasileiro para o próximo ano.
Com o anúncio do brasileiro, 2018 será a primeira vez em quase meio século – 48 anos precisamente – que o país não terá um representante no grid da F1.
E as perspectivas não são muito boas para o Brasil no curto prazo. Sérgio Sette Câmara atualmente está na F2, apesar de estar em uma equipe pequena, conseguiu uma vitória em 2017, Pedro Piquet, atualmente na F3 Europeia, e Pietro Fittipaldi, líder da World Series, são os candidatos mais próximos da F1 para os próximos anos.
A F1Mania.net esteve presente no evento de lançamento do GP do Brasil de F1 2017 no Shopping Market Place (SP) em outubro e participou da coletiva com Reginaldo Leme (Rede Globo), Rodrigo França (Senna TV) e João Carlos Castilho de Andrade (Diretor de Imprensa do GP Brasil de F1).
Perguntado sobre a possibilidade do Brasil não ter representante em 2018 e o quanto isso poderia afetar a audiência, Reginaldo Leme foi enfático em dizer que atualmente isso não afetaria o público fiel que a F1 conquistou durante todos esses anos:
“Com toda a sinceridade, o que aconteceu com a audiência (aumento na audiência) esse ano ficou provado que já não dependemos mais de brasileiros.
“Claro que com um brasileiro disputando vitórias podemos ter um aumento nos pontos (de audiência), isso é outra coisa”.
O Brasil estreou na F1 ainda na década de 50 com Chico Landi, fazendo seis corridas entre os anos de 1951 e 1956. Fritz d’Orey fez 3 corridas em 1959 para depois em 1970, Emerson Fittipaldi se juntar a categoria onde ficou por 10 anos e desencadeou então uma série de talentosos brasileiros na Fórmula 1.
Pilotos – Grandes Prêmios Disputados – Anos:
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.