Dia 2 – Hungria: Vettel lidera segundo dia; Kubica é o quarto

Robert Kubica foi o quarto mais rápido em seu retorno ao teste oficial da Fórmula 1 na Hungria com a Renault, enquanto Sebastian Vettel encabeçou as tabelas de tempo durante o segundo dia de testes.

Kubica, pilotando um carro de F1 moderno pela primeira vez desde que sua carreira foi interrompida por um acidente de rally em 2011, registrou 142 voltas, com 20 stints, registrando 1:18.572s como melhor tempo, 1.448s atrás de Vettel.

Tendo terminado a sessão da manhã em sétimo lugar, o piloto de 32 anos iniciou a tarde com uma série de stints curtos.

Durante a maior parte do tempo Kubica usou os vermelhos super-macios, mas ele no final do dia com o roxo ultra-macio, melhorou seu tempo e assumiu a quarta colocação.

O número de voltas completadas polonês foi equivalente a um pouco mais de duas distâncias do Grande Prêmio da Hungria durante as oito horas de testes.

“Foi um sentimento fantástico estar à borodo do RS17 e também foi incrível que os fãs pudessem me ver na pista, então agradeço a todos”, disse Kubica logo após a conclusão do teste.

“Foi uma jornada incrível até este ponto, onde eu respondi muitas perguntas para mim.

“Aprendi muito sobre o carro de última geração, pois há uma quantidade razoável de diferenças entre ele e os carros de Fórmula 1 que eu tinha pilotado no passado.

“Depois de hoje, é muito cedo para dizer qual será o próximo passo.

“Por enquanto, agradeço a todos na Renault por terem feito este teste”.

A forma de Kubica desta quarta-feira em Hungaroring é considerada crucial para determinar se ele pode completar um esperado retorno à F1 na próxima temporada.

Dado que o teste ocorre poucos dias após o Grande Prêmio da Hungria e em condições semelhantes, a Renault teve a chance de comparar os desempenhos e tempos de volta com os definidos no fim de semana por Nico Hulkenberg e Jolyon Palmer.

O tempo de liderança da Vettel na manhã, no dia em que ele só completou duas horas de corrida antes de entregar a Ferrari ao colega de equipa Kimi Raikkonen, permaneceu inalcançável durante tarde.

Lando Norris, que está dirigindo para a McLaren na Hungria como parte de seu prêmio por vencer o Prêmio BRDC de McLaren Autosport 2016, foi o rival mais próximo da Ferrari, embora sua melhor volta tenha sido com os roxos ulta-macios em comparação com os vermelhos super-macios de Vettel.

Raikkonen foi o terceiro mais rápido com Carlos Sainz Jr. quinto atrás de Kubica, 0.25s à frente do companheiro de equipe de Toro Rosso, Daniil Kvyat, que assumiu os deveres na parte da tarde.

O líder da do DTM com a Mercedes, Lucas Auer, que só dirigiu pela manhã, foi o sétimo para Force India com o piloto da Fórmula 3, Nikita Mazepin, pilotando o carro após o almoço e terminando em nono.

George Russell, que utilizou o dispositivo de proteção do cockpit halo brevemente na quarta-feira, completou seu segundo dia sucessivo de testes com a Mercedes em oitavo. O campeão da GP2 de 2016- hoje chamda de Fórmula 2, Pierry Gasly foi o 10º colocado com a Red Bull.

O também piloto da Fórmula 2, Luca Ghiotto, registrou 160 voltas – mais do que qualquer outro piloto – em seu primeiro dia de teste com um carro de F1. Ele foi o 11º mais rápido.

O piloto de desenvolvimento da Haas, Santino Ferrucci e o piloto junior da Honda F1 Nobuharu Matsushita, terminaram 12º e 13º, respectivamente.

Dia 2 – Testes da F1 na Hungria:

  1. Sebastian Vettel (Ferrari) – 1:17.124s
  2. Lando Norris (McLaren) – 1:17.385s
  3. Kimi Raikkonen (Ferrari) – 1:18.842s
  4. Robert Kubica (Renault) – 1:18.572s
  5. Carlos Sainz (Toro Rosso) – 1:18.850s
  6. Daniil Kvyat (Toro Rosso) – 1:19.116s
  7. Lucas Auer (Force India) – 1:17.242s
  8. George Russell (Mercedes) – 1:17.391s
  9. Nikita Mazepin (Force India) – 1:17.692s
  10. Pierre Gasly (Red Bull) – 1:17.337s
  11. Luca Ghiotto (Williams) – 1:17.414s
  12. Santino Ferrucci (Haas) – 1:17.994s
  13. Noboharu Matsushita (Sauber) – 1:17.998s