A Fórmula 1 há muito vem trabalhando em diferentes formatos para tornar os fins de semana de corrida – especialmente para jovens e novos fãs – mais interessantes. Um dos resultados é a introdução de corridas de curta distância (Sprints) nesta temporada, mas há mais por vir.
Durante o Grande Prêmio de Silverstone, será realizada a primeira corrida de velocidade. Depois de uma sessão de qualificação na sexta-feira, um Sprint de cem quilômetros será realizado no sábado.
O determinará o grid de largada para o Grande Prêmio no domingo. Os três primeiros do Sprint também ganharão pontos no Mundial de Pilotos, respectivamente três, dois e um. O diretor da F1, Stefano Domenicali, disse à Gazzetta dello Sport que está satisfeito com o modelo.
“Não queremos sentar sobre os louros com um formato que pode ir do clássico ao antigo. É uma experiência que deve tornar interessante a sexta, o sábado e o domingo. Uma fórmula que oferece mais conteúdo para a televisão e que permite aos organizadores espalhar o interesse por vários dias”.
A Fórmula 1 não fica parada e está continuamente pensando em outras ideias para o esporte. Por exemplo, existe a ideia de dar pontos de bônus durante um fim de semana perfeito para um piloto com o Sprint.
“Para os pilotos, estamos pensando em um bônus de pontos para quem conquistar um Grand Slam: pole position, vitória na corrida de sprint e vitória no GP. Se for um sucesso, pode se tornar o modo de implementação permanente do Grande Prêmio mais histórico e icônico. ”
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon