Drive to Survive, 2ª temporada: Confira resenha de todos os episódios da série

Depois de bem recebida pelos fãs e pelo público geral em 2019, a série Drive to Survive (ou “Dirigir para Viver”, como é chamada em português) chegou à sua segunda temporada na última sexta-feira (28) exclusivamente no Netflix. Depois de retratar a Fórmula 1 em 2018 no ano passado, agora chegou a vez de falar do ano de 2019. E desta vez com as adições de Mercedes e Ferrari, que haviam se negado a participar da série na primeira temporada.

A adição das duas principais equipes já fez a série melhorar bastante frente ao que foi entregue na primeira temporada, mas o ano de 2019 também ajudou, com a troca de pilotos na Red Bull, a crise na Williams, a ida de Daniel Ricciardo para a Renault, o GP do Brasil e até mesmo a trágica morte de Anthoine Hubert em Spa-Francorchamps.

O que é necessário dizer é que a série tenta retratar o mundo da F1 para fãs casuais do campeonato, não somente para aficionados. É claro, aficionados também são o alvo, mas trazer os bastidores da categoria para pessoas menos habituadas é claramente o maior foco. Inclusive, todas as vezes que a animação do mapa ilustra onde é a corrida que será exibida, o ponto inicial do mapa-múndi é os EUA. Coincidência? Provável que não.

Confira agora uma resenha de cada um dos dez episódios:

1. Apaguem as Luzes

Largada GP da Austrália F1 2019
Foto: William West/ AFP

O primeiro episódio retrata o final de semana do GP da Austrália – primeira corrida de 2019 – e toda a ansiedade envolvendo o início de uma nova temporada. A impressão que passa é que o documentário tenta contar histórias demais e a narrativa se perde um pouco. Entretanto, há um foco maior na estrela da casa – Daniel Ricciardo – e na equipe Haas pelo fato de seus dois carros terem abandonado em Melbourne em 2018 por conta de erros nos pit stops, o que leva à história de superação do sexto lugar de Kevin Magnussen apesar de Romain Grosjean abandonar com a roda solta também em 2019.

O destaque negativo do episódio é uma “mentirinha” para deixar o fim mais emocionante. Fala-se que é a última volta quando Max Verstappen ataca e ultrapassa Sebastian Vettel pelo terceiro lugar. Não é verdade, já que a manobra ocorreu na 31ª de 58 voltas.

2. Confronto Final

Pintura Vf-19 - Haas
Foto: Haas F1 Team

Se o primeiro episódio é só “legalzinho”, no segundo as coisas melhoram bastante. Sim, a estrela da primeira temporada está de volta! O chefe da Haas, Gunther Steiner, mais uma vez rouba a cena, com seu carisma e seu vocabulário… digamos… pouco político. Este episódio cobre a temporada da Haas, desde o lançamento do carro, passando pela apresentação do polêmico patrocínio da Rich Energy e seu chefe excêntrico Willian Storey e os problemas de desenvolvimento que assolaram a equipe o ano todo.

As coisas esquentam no GP da Áustria, quando, em uma prova sem abandonos, os carros chegam em 16º e 19º lugares. Isso abre discussões internas interessantes sobre a frustração do resultado. Há também cenas de bastidores na casa de Steiner e em um barco a vela com Magnussen. No fim, quando ambos os carros batem na primeira volta em Silverstone, ocorre a discussão mais acalorada do episódio, principalmente após Magnussen quebrar a porta da sala de Steiner ao sair.

3. Briga de cachorro grande

Drive to Survive, 2ª temporada: Confira resenha de todos os episódios da série
Foto: Alexader Nemenov/ AFP

O terceiro momento de Drive to Survive busca criar uma história de rivalidade entre Carlos Sainz e Daniel Ricciardo. Usei a palavra “criar”, porque é o que acontece. Não houve nenhum tipo de incidente prévio entre os dois protagonistas como todos sabemos. O fato de ser apresentado ao espectador que Sainz teve que sair da Renault para dar lugar a Ricciardo depois que o australiano decidiu não ir para a McLaren faz a trama ter sentido.

Buscando ilustrar como a briga do meio do grid na F1 é disputada, o episódio relata as provas de Baku e Barcelona – onde Sainz soma seus primeiros pontos do ano e Ricciardo tem finais de semana difíceis, com destaque à batida de ré em Daniil Kvyat no Azerbaijão.

4. Dias difíceis

Lewis Hamilton (Mercedes) - GP da Alemanha F1 2019
Foto: Srdjan SUKI / POOL / AFP

O esperado episódio sobre a Mercedes. Nele, entrevistas com Toto Wolff e Lewis Hamilton dão a dimensão da importância de Niki Lauda na fase vencedora da equipe alemã desde o início de 2014. Após sua morte, a vitória de Hamilton em Mônaco com a pintura de capacete utilizada por Lauda é tratada como um momento bastante emocional.

Mas eis que vem o GP da Alemanha (única etapa na qual a Netflix pôde retratar a Mercedes), e com ele várias cenas de bastidores daquela que foi a corrida mais desastrosa para o time alemão em 2019. Entre debriefs técnicos e uma febre sofrida por Lewis Hamilton, se destaca o final, quando o britânico pede sinceras desculpas a Wolff por ter batido durante a prova.

5. Grandes expectativas

Drive to Survive, 2ª temporada: Confira resenha de todos os episódios da série
Foto: Christof STACHE / AFP

Este é o primeiro de dois episódios que falam sobre a saída de Pierre Gasly da Red Bull. Nele, vemos a pressão sobre o francês em diversas corridas, incluindo críticas do chefe Christian Horner. Na primeira, ele diz que Gasly passava tempo demais analisando dados e deveria guiar mais intuitivamente. Em um segundo momento, em uma conversa entre Horner e Helmut Marko no Canadá, ambos brincam que fariam melhor que Gasly a última chicane da pista, onde o francês estava perdendo 0s4 para Max Verstappen.

Para contrastar, o episódio também conta as grandes façanhas de Verstappen na temporada, como sua grande vitória na Áustria (onde chega a dar uma volta em Gasly) e sua boa atuação Mônaco, onde tenta passar Hamilton e os dois se tocam. Aliás, mais uma vez há um erro de cronologia: a narrativa diz se tratar da última volta, mas a ocorrência se deu a três voltas da bandeirada.

6. Troca de pilotos

Drive to Survive, 2ª temporada: Confira resenha de todos os episódios da série
Foto: Andrej ISAKOVIC / AFP

Com os dias de Gasly contados na Red Bull, o segundo episódio trata da chegada de Alex Albon. A história do piloto anglo-tailandês é bastante explorada, incluindo a prisão de sua mãe em 2012 por crimes financeiros – assunto que aparenta ser delicado para Alex. Inclusive, durante o GP da Bélgica, o assessor de imprensa da Red Bull impede que um jornalista faça perguntas sobre o tema a ele durante uma entrevista exclusiva.

É neste episódio que a morte de Anthoine Hubert é retratada, com reações dos pilotos e do paddock ao acidente, em especial de Gasly – amigo próximo de Hubert.

7. A cor da raiva

Drive to Survive, 2ª temporada: Confira resenha de todos os episódios da série
Foto: Rafael Catelan / F1Mania

Chegamos ao episódio da Ferrari. O time deu acesso a seus bastidores à equipe de filmagem da Netflix apenas no GP dos Estados Unidos, que foi uma corrida bem mais morna do que foi o GP da Alemanha para a Mercedes. Ainda assim, a rivalidade interna entre Charles Leclerc e Sebastian Vettel é bem retratada, após os problemas do alemão e a ascensão do monegasco durante o ano. Apesar disso, a controversa classificação em Monza é ignorada.

O choque de gerações e personalidades é evidente em uma cena na qual Vettel e Leclerc estão no mesmo carro e a música “Come Out And Play” da banda “The Offspring” começa a tocar. O alemão diz gostar, enquanto o monegasco – mais fã da música contemporânea – acaba não ligando muito.

8. Dança das cadeiras

Drive to Survive, 2ª temporada: Confira resenha de todos os episódios da série
Foto: Andrej ISAKOVIC / AFP

Este episódio trata de Nico Hulkenberg e sua demissão da equipe Renault. Contrariado pelo time da Netflix, o alemão muitas vezes não é tão político com a produção do documentário, principalmente em uma entrevista dada enquanto dirige para uma corrida. O GP da Alemanha, no qual sai da pista na chuva, bate e perde a chance de um pódio inédito é o foco da narrativa – que cria bastante tensão mesmo em quem já sabe o que vai acontecer.

Após isso, Cyril Abiteboul entende que não pode esperar mais para que Hulk deixe de ser uma promessa na F1, e opta por contratar Esteban Ocon para seu lugar para a temporada de 2020.

9. Sangue, suor e lágrimas

Drive to Survive, 2ª temporada: Confira resenha de todos os episódios da série
Foto: Mohd RASFAN / AFP)

O episódio que retrata a equipe Williams é um dos mais interessantes desta segunda temporada. Com grande acesso a bastidores e entrevistas de Claire Williams e Paddy Lowe (ex-diretor técnico do time), é possível ver o clima entre os dois deteriorando após o time perder os primeiros dias de testes na pré-temporada de 2019. Destaque para um cumprimento gelado de Claire a Paddy durante uma manhã na garagem da equipe em Barcelona logo antes de sua saída.

O foco muda para os pilotos do meio do episódio para frente. A história de superação do retorno de Robert Kubica é bastante explorada. Além disso, destaque para um debrief técnico onde George Russell se diz descontente com a equipe pelo fato de a imprevisibilidade do carro tê-lo feito parecer um “idiota” devido a inconstância de seus tempos de volta.

10. Bandeira quadriculada

Drive to Survive, 2ª temporada: Confira resenha de todos os episódios da série
Foto: Rafael Catelan / F1Mania

O último episódio fala sobre o emocionante GP do Brasil, usado como oportunidade para dar um desfecho às histórias de Sainz, Albon e Gasly. A história é a que você já conhece, apenas contada de um jeito bem mais hollywoodiano. Destaque para a comemoração do pódio de Gasly e para a confirmação do pódio de Sainz após a punição a Hamilton por bater em Albon.

Um ponto interessante é o fato de a assessora de imprensa da McLaren ter sido contra a ideia de ir ao pódio para celebrar o resultado para que o time não parecesse “desesperado”. No entanto, ela se torna voto vencido e toda a equipe vai ao pódio de Interlagos para celebrar o top 3 do espanhol. No fim, pequenos depoimentos de pilotos que pouco apareceram, como Kimi Raikkonen, Lance Stroll, Sergio Perez e Daniil Kvyat, dão um tom diferente ao encerramento. Lando Norris e Antonio Giovinazzi mal aparecem na série inteira.

 

Quer assistir ao vivo às corridas da Indy e Superbike? Acesse http://f1mania.vc/4K e experimente a DAZN grátis por 1 mês!

Receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/KfnRVB3rgC9KteRiZxfSRY

Siga-nos nas redes sociais:
Twitter – https://twitter.com/sitef1mania
Facebook – https://www.facebook.com/sitef1mania
Instagram – https://instagram.com/sitef1mania

Inscreva-se em nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/f1mania?sub_confirmation=1

 

Está no ar o Episódio #3 do Podcast F1Mania.net Mundo Afora – Igor Fraga é o campeão da Toyota Racing Series. A análise é dos jornalistas especializados em esporte a motor Alexander Grünwald, Felipe Giacomelli e Leonardo Marson. Ouça:

Ouça no Spotify – https://f1mania.vc/auV
Ouça no Google Play Music – https://f1mania.vc/auU
Ouça no Deezer – https://f1mania.vc/auX
Ouça no iTunes – https://podcasts.apple.com/us/podcast/f1mania-podcast/id1496336264

 

Confira os últimos vídeos do canal da F1MANIA no YouTube. Mercedes faz shakedown do W11:

 

AlphaTauri apresenta o AT01:

 

McLaren revela o MCL35 para a temporada 2020 da F1:

 

Red Bull mostra primeiras imagens do RB16 na pista:

 

Ferrari apresenta o SF1000 para a F1 2020:

 

F1Mania.net visita homenagens a Ayrton Senna em Ímola:

 

Fórmula 1 faz tributo à Ayrton Senna no Parque do Ibirapuera:

 

Pilotamos Lamborghini, McLaren e Mercedes em Las Vegas: