Bernie Ecclestone irá se despedir de sua grande coleção de carros de F1. O ex-chefão da categoria colocou à venda seus inúmeros veículos – e é previsto que consiga arrecadar uma pequena fortuna.
Os 69 automóveis colocados à disposição incluem carros nunca mais vistos desde que o dirigente britânico arrematou, incluindo Ferraris pilotadas por campeões mundiais como Mike Hawthron, Niki Lauda e Michael Schumacher.
Bernie também possui carros de sua antiga equipe Brabham, incluindo a única Brabham-Alfa Romeo BT46B, também conhecido como um ‘fan car’. Sua única prova disputada garantiu a vitória no GP da Suécia em 1978.
A venda está sendo organizada pelo especialista Tom Hartley Junior LTD, um dos mais respeitados e exclusivos negociadores em carros clássicos, históricos esportivos e de corrida.
Explicando o motivo da venda, Ecclestone apontou que “coleciono esses carros há mais de 50 anos e só comprei o melhor de cada exemplar. Enquanto muitos outros colecionadores optaram por carros esportivos ao longo dos anos, minha paixão sempre foi por carros de Grande Prêmio e Fórmula 1.”
“Um GP, e em particular um carro de F1, é muito mais importante do que qualquer carro de estrada ou outra forma de carro de corrida, pois é o auge do esporte, e todos os carros que comprei ao longo dos anos têm históricos de corrida fantásticos e são obras de arte raras”, comentou.
“Amo todos os meus carros, mas chegou a hora de começar a pensar no que acontecerá com eles se eu não estiver mais aqui, e é por isso que decidi vendê-los. Depois de colecionar e possuí-los por tanto tempo, gostaria de saber para onde foram e não deixá-los para minha esposa lidar se eu não estiver mais por perto”, emendou.
“Tom está cuidando da venda para mim porque ele conhece os carros melhor do que ninguém, sua empresa é a mais bem posicionada para vendê-los, e tenho a garantia de transparência, o que é importante para mim. Depois de colecionar os melhores e mais originais carros de Fórmula 1 que datam do início do esporte, agora decidi movê-los para novos lares que os tratarão como eu os tratei e cuidarão deles como preciosas obras de arte”, encerrou.