Grupo liderado por Bernie Ecclestone e Jean Todt eliminam também a restrição do uso do rádio.
Uma notícia que pegou todos os amantes da F1 nesta quinta-feira (28), foi o anúncio de que o Grupo de Estratégia da categoria anunciou o veto da implantação do Halo para a próxima temporada e também do fim da restrição do rádio, a partir deste final de semana, em Hockenheim.
O Halo foi confirmado pela FIA e a F1 e seria utilizado a partir da próxima temporada. Após alguns testes realizados pela equipe Ferrari e Red Bull, o Grupo formado por representantes da FOM (Fórmula One Management), FIA (Federação Internacional do Automóvel) e GPDA (Associação de Pilotos de Grandes Prêmios) chegaram a conclusão que o equipamento de proteção do cockpit precisaria de mais tempo para desenvolvimento.
Outra medida que a reunião acabou decidindo é pelo fim das restrições de mensagens via rádio, durante a corrida. Após as recentes polêmicas, ambas com os pilotos da Mercedes, a categoria decidiu abolir as regras, porém com uma exceção: a equipe não poderá auxiliar o piloto durante a largada, fora isso, o uso do rádio está liberado.
Confira a nota completa da FIA, sobre o fim da implementação do Halo:
“O Grupo de Estratégia concordou por unanimidade que a temporada 2018 vai ver a introdução do Halo, a proteção frontal do cockpit, nos carros da F1, com o objetivo de melhorar significativamente a segurança dos pilotos.
Ficou decidido que, devido ao tempo relativamente curto até o início de 2017, seria mais prudente usar o restante deste ano e o início do próximo para avaliar melhor o potencial de todas as opções antes de uma confirmação final.
Isso vai incluir também a realização de múltiplos testes de pista, com o sistema Halo, em treinos livres durante o resto desta temporada e também na primeira parte do campeonato de 2017.
Enquanto o Halo é atualmente a opção preferida, uma vez que fornece a solução mais abrangente até esta data, o consenso entre o Grupo de Estratégia é de que um ano a mais de desenvolvimento poderá resultar em uma opção mais completa.
O Halo continua segundo um forte candidato para 2018.”