O ex-engenheiro da Ferrari, Rob Smedley, destacou sua admiração pelo trabalho de Fred Vasseur à frente da equipe italiana e afirmou que o atual chefe da Ferrari seria um dos poucos nomes no paddock pelos quais ele consideraria retornar à Fórmula 1.
Smedley, que atuou como engenheiro de corrida de Felipe Massa na Ferrari e posteriormente como chefe de desempenho veicular na Williams, deixou as atividades em equipes da Fórmula 1 em 2019.
Em entrevista ao podcast Red Flags, Smedley não escondeu sua admiração pelo estilo de liderança de Vasseur, destacando suas qualidades como gestor em um ambiente de alta pressão.
“Eu gosto do Fred, tenho muito respeito por ele e pelo que ele está fazendo”, disse Smedley.
“Meu barômetro na Fórmula 1 – ainda sou, não sei como chamar, sortudo ou azarado – de ainda receber ofertas de equipes da Fórmula 1, é sempre: eu trabalharia para eles? Quando olho para alguém, penso: ‘Eu trabalharia com essa pessoa?’ E, na verdade, não são muitos com quem eu trabalharia, mas Fred é um deles. Fred é alguém com quem eu trabalharia porque acho – conheço Fred socialmente, mas acho que nos daríamos bem em um ambiente de trabalho”.
Smedley também destacou a inteligência e a capacidade de Vasseur em lidar com a pressão de forma positiva, algo que considera essencial para o sucesso em uma função como a de chefe de equipe.
“Ele é muito inteligente, mas também muito cativante, e acho que isso é uma boa qualidade para um grande gestor em um ambiente de pressão como esse, porque ele não coloca ainda mais pressão. Você não precisa de mais pressão, certo? As pessoas de alto nível na Fórmula 1, as que têm sucesso na Fórmula 1, não precisam de mais pressão, obrigado”.
“Você já está nesse ambiente ridiculamente pressionado e, se você é uma pessoa de sucesso na Fórmula 1, não haverá crítico mais forte de você e do seu trabalho do que você mesmo, certo? Então você não precisa de ninguém de fora adicionando mais pressão – isso é apenas negatividade. E acho que Fred fez um bom trabalho nisso, demonstrando isso, cuidando das pessoas, porque você não pode apenas dizer – você tem que fazer”.
O ex-engenheiro ressaltou ainda a habilidade de Vasseur em proteger sua equipe e assumir a responsabilidade nos momentos difíceis.
“Fred é bom em cuidar de sua equipe, assumir as críticas, mas ele é muito inteligente e sabe o que é necessário para fazer uma equipe de Fórmula 1 bem-sucedida. E você ficaria surpreso, mas nem todo chefe de equipe sabe o que é necessário para fazer uma equipe de Fórmula 1 bem-sucedida, a propósito, mas Fred é um deles.”