Categoria: F1
|
17 de junho de 2020 16:57

Esclarecimentos sobre o regulamento da temporada 2020 da F1

Nestes tempos em que o pessoal está doido para que o dia 05 de julho chegue para ver carro de novo na pista, muita gente boa andou se enrolando em alguns aspectos que apareceram…Por isso, este escriba tem a pretensão de jogar luz sobre alguns aspectos…

O que é preciso para que o campeonato da Fórmula 1 seja válido?

A Fórmula 1 é atualmente um dos 4 campeonatos da FIA reconhecidos como “Mundiais” (a saber: Fórmula 1, WRC, RallyCross e WEC. A Fórmula E entrará neste grupo a partir da próxima temporada). Para ter este reconhecimento precisa ter o envolvimento de, pelo menos 4 construtores de automóveis, relevância e ser disputada pelo menos em 3 continentes. Isso está previsto no item 2.4.3 do Regulamento Esportivo Mundial emitido pela FIA.

O Regulamento Esportivo da Fórmula 1, no item 5.4, prevê que, para o campeonato seja válido, são necessárias pelo menos 8 provas disputadas. Para atender ao disposto nas regras, a organização se apressou a agendar este número mínimo para garantir a legalidade caso a temporada efetivamente se inicie.

Um ponto estaria resolvido. Mas e poderia ser usado o “Mundial”? O mesmo Regulamento Esportivo da FIA, em seu artigo 2.4.3, prevê que poderá ser feita uma concessão a campeonatos que estejam há muito tempo estabelecidos mantenham o termo “Mundial”.

Resolvido pelo lado legal, a Liberty Media agora se preocupa com o lado comercial. Informações oficiosas (não-oficiais) dão conta que os contratos da categoria com patrocinadores e com as detentoras de direitos de transmissão preveem um mínimo de 15 etapas. Por este motivo, a preocupação inicial foi liberar as 8 provas iniciais e, dentro de condições razoáveis de segurança, garantir a execução de pelo menos mais 7 provas, com Abu Dhabi certamente neste meio.

Que testes poderão ser feitos com os carros????

Até alguns anos atrás, testes de Fórmula 1 era algo corriqueiro. As equipes tinham divisões específicas para testes e a Ferrari, por exemplo, andava quase todo dia. Com os cortes de custos, hoje temos somente os 6 dias de pré-temporada e alguns treinos controlados pela Pirelli. Mas a FIA abre exceções, previstas no item 10 do Regulamento Esportivo. A saber:

– As equipes têm direito a 2 dias de eventos promocionais, em pistas em nível 1 ou 1T da FIA, que não podem exceder 100 km e devem usar pneus especiais, além de comunicar à FIA com 72 horas de antecedência;

– 2 eventos de demonstração também podem ser executados, mas não podem passar de 15km e com pneus especiais. Também devem ser comunicados à FIA com 72 horas de antecedência, pelo menos.

– Testes liberados com carros com pelo menos três anos de fabricação (a contar do ano corrente. Ou seja, o limite é 2018), em pistas em nível 1 ou 1T da FIA, e conforme o regulamento vigente de então (para evitar o uso para testar itens para os carros atuais). Os pneus também são especiais e os testes deverão ser comunicados com antecedência mínima de 72 horas. Estes carros também podem participar de eventos de demonstração, mas com uma quilometragem permitida maior (50km). A FIA pode avaliar a aprovação de uma quilometragem maior.

– Um dia de teste para jovens pilotos com os carros atuais, 2 dias depois da última prova disputada no local. Os pilotos deverão ter pelo menos uma licença A da FIA e não podem ter disputado duas corridas de Fórmula 1 em sua carreira.

– Caso haja a necessidade de substituição de um piloto entre a segunda e a última prova do ano e o substituto não tenha feito nenhuma corrida de Fórmula 1 nos últimos dois anos, um dia de teste poderá ser feito, em um prazo entre 14 dias antes da substituição e 14 dias depois da substituição e em uma pista que não faça parte do calendário. E caso este piloto faça o teste e não seja utilizado, a equipe perde um dos dias de treino de pré-temporada no ano seguinte.

Os regulamentos estão disponíveis no site da FIA e podem servir para esclarecer estes e vários outros itens. Na pior das hipóteses, servirá para estudar um pouco de inglês e francês, que são as línguas oficiais da FIA.

 

Receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/KfnRVB3rgC9KteRiZxfSRY

Siga-nos nas redes sociais:
Twitter – https://twitter.com/sitef1mania
Facebook – https://www.facebook.com/sitef1mania
Instagram – https://instagram.com/sitef1mania

Inscreva-se em nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/f1mania?sub_confirmation=1

Confira o destaque do canal da F1MANIA no YouTube: GAME F1 2020 – Volta rápida de McLaren em Barcelona

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.