O ex-chefe designer da equipe Ferrari de Fórmula 1, Nicholas Tombazis, se juntou à FIA para se tornar “chefe de assuntos técnicos de monopostos”. Ele estará envolvido em discussões com equipes da F1 e outras partes sobre a criação e implementação de novas regras.
Tombazis recentemente esteve envolvido em corridas como engenheiro aerodinâmico principal da Manor, até que no início do ano passado assumiu outras responsabilidades na F1, Fórmula 2 e Fórmula 3.
Nicholas Tombazis estará envolvido diretamente com o diretor técnico da FIA, Gilles Simon, e trabalhará em estreita colaboração com o diretor de corrida da F1, Charlie Whiting. Entende-se que o papel de Tombazis vai ser contribuir para a estratégia de longo prazo dos principais campeonatos de monopostos da FIA e ajudar a enquadrar os regulamentos esportivos e técnicos.
O novo chefe foi originalmente envolvido na Fórmula 1, como engenheiro aerodinâmico principal na Benetton de 1992 a 97, antes de se mudar para a Ferrari e assumir um papel semelhante até 2003. Depois disso, ele se juntou à McLaren por um período de dois anos, entre 2004 e 2006, antes de retornar à Ferrari como designer-chefe – um papel que ele manteve até dezembro de 2014.
Após o seu período de um ano na Manor – entre 2016/2017 – ele criou sua própria consultoria, chamada MAA, e foi professor visitante de aerodinâmica para o Imperial College de Londres.