A temporada 2023 da F1 contou com 22 etapas totais – originalmente seriam 24, mas China e Ímola precisaram ser canceladas. E apesar do grande domínio de Max Verstappen e Red Bull, 11 pilotos foram ao pódio ao longo do ano e 16 andaram dentro do top-3 por ao menos uma volta.
Obviamente, o mais novo tricampeão da categoria foi aquele que mais rodou entre os degraus do pódio com nada menos que 1180 voltas dentro dos três primeiros. Depois, Charles Leclerc com 471 e Sergio Pérez, com 460, foram os que mais completaram giros.
Além do trio, Fernando Alonso, Lando Norris, Lewis Hamilton, Carlos Sainz, George Russell, Oscar Piastri, Esteban Ocon e Lance Stroll foram os demais nomes que terminaram ao menos uma prova no pódio – o espanhol da Ferrari foi o único que conseguiu quebrar a hegemonia da Red Bull no ano.
Agora, Pierre Gasly, Yuki Tsunoda, Zhou Guanyu, Alex Albon e Valtteri Bottas foram os competidores que apesar de não terem subido ao pódio, passaram ao menos uma volta de uma corrida dentro do top-3 da F1.
Dos pilotos regulares do grid, apenas a dupla da Haas, Nico Hülkenberg e Kevin Magnussen, e Logan Sargeant, não rodaram nas posições de pódio, enquanto os demais, Daniel Ricciardo, Liam Lawson e Nyck de Vries, completam a lista.