Franco Colapinto foi confirmado como piloto reserva da Alpine para a temporada de F1 em 2025. O argentino entra na equipe após uma negociação envolvendo, Flavio Briatore, e o chefe da Williams, James Vowles.
Colapinto, que fez sua estreia na F1 em 2024, será um substituto para qualquer vaga que surgir para Pierre Gasly ou Jack Doohan. No entanto, Doohan, que é novato na F1, já enfrenta pressão para mostrar resultados, o que poderia abrir uma oportunidade para Colapinto.
O argentino teve um início impressionante na Fórmula 1, marcando pontos no Azerbaijão e nos Estados Unidos, mas um final de temporada difícil, com alguns acidentes, fez com que a Red Bull perdesse o interesse. No entanto, a Alpine, manteve o contato com sua empresária, Maria Catarineu, e fechou um contrato de vários anos com o piloto. “A negociação levou um tempo, mas Flavio foi muito persistente”, afirmou Catarineu.
O contrato de Colapinto com a Alpine é de cinco anos, com a possibilidade de um retorno à Williams após esse período. “O acordo aconteceu porque ambas as partes conseguiram o que queriam, Flavio conseguiu assinar com Franco e James conseguiu dar a chance de ele correr, porque na Williams os pilotos regulares têm contratos de longo prazo,” acrescentou.
Quando questionada se Colapinto terá a chance de competir em 2025, especialmente se Jack Doohan não tiver o desempenho esperado, Catarineu disse: “Eu não vou dizer o que sinto.”