F1: Abiteboul diz que Alpine não tem um líder com Gasly e Ocon

O ex-chefe da Renault na Fórmula 1, Cyril Abiteboul, afirmou que a equipe Alpine está carente de um piloto líder, em comparação com outras equipes.

A Alpine passou por um período difícil nas últimas semanas, com Laurent Rossi sendo substituído como CEO por Phillipe Krief, e durante o final de semana do GP da Bélgica, a Alpine anunciou que o chefe da equipe, Otmar Szafnauer, e o diretor esportivo, Alan Permane, deixariam o time após o fim de semana em Spa.

Mas os problemas de liderança da Alpine vão além dos cargos mais altos, acredita Abiteboul, que afirmou que Esteban Ocon e Pierre Gasly não estão no mesmo patamar de nomes como Lewis Hamilton e Max Verstappen.

“Você sempre menciona Esteban e Pierre”, disse ele à France Info. “Dois nomes são demais”.

“Quando você fecha os olhos e pensa na Mercedes, você pensa em Lewis Hamilton, embora Nico Rosberg tenha feito coisas extraordinárias lá. Quando você pensa na Red Bull, você pensa no primeiro ciclo de Sebastian Vettel e depois o segundo ciclo de Max Verstappen”, disse ele.

“Deve haver um piloto que também seja um pouco chefe da equipe, a força da personificação é fundamental. No momento, o grid está muito competitivo, com todos os carros terminando na mesma volta. Em breve, haverá uma igualdade de condições e o que fará a diferença é a ambição e determinação (dos pilotos)”, acrescentou.

Abiteboul trabalhou no comando da equipe Renault (atual Alpine) de 2014 a 2020. Diante das saídas de pessoas de destaque da equipe, que incluem a perda de Pat Fry para a Williams, Abiteboul disse que a cultura da equipe está em risco de ser perdida.

“Cada elemento que é alterado potencialmente coloca em risco o espírito da equipe e a cultura. São esses dois aspectos em particular que estão faltando na Alpine”, disse ele. “Os investimentos foram feitos, os recursos, as ambições do grupo, a estratégia corporativa com a marca Alpine, está tudo lá. Quando uma equipe tem tudo, precisa de algo que a transcenda, alguém para conduzi-la. A força de um indivíduo que possa unir 1.000 pessoas é muito unificadora”, encerrou Abiteboul.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.