Neste Sábado durante a sessão de treino e classificação para o Grande Prêmio da Itália de F1, em Monza. Foi um dia de altos e baixos para a equipe Williams, Alex Albon mostrou um bom desempenho ao longo do dia, garantindo um lugar entre os dez primeiros no grid de largada, ficou em P9.
Por outro lado, Franco Colapinto, em sua primeira classificação na F1, enfrentou dificuldades e acabou na 18ª posição. O piloto argentino demonstrou velocidade impressionante ao longo dos treinos, mantendo tempos próximos aos de Albon no FP3 e no início do Q1. No entanto, um deslize na saída da segunda Lesmo o impediu de completar sua volta rápida, forçando a recuar para evitar danos ao carro.
No Q2, Albin conseguiu melhorar ainda mais seu tempo, superando Nico Hulkenberg por apenas 0,040s para garantir a P9: “Bom trabalho, Alex. Voltas muito, muito boas. Temos uma boa posição para começar amanhã. Temos um bom carro,” elogiou James Vowles no rádio após a sessão.
Após a classificação, Albon comentou: “P9 é ótimo, então estou muito feliz. Fomos os melhores do resto até agora neste fim de semana, e é onde esperávamos estar. Quando o carro continua a entregar nas sessões de treino, isso adiciona um pouco de pressão extra para garantir que entreguemos na classificação, mas tudo valeu a pena,” disse ele.
Franco Colapinto, refletiu sobre sua experiência: “Foi especial fazer minha primeira sessão de classificação na F1. Aproveitei cada momento do fim de semana até agora. Infelizmente, cometi um pequeno erro na minha segunda volta rápida, o que me custou a chance de fazer uma boa segunda volta. O carro estava muito competitivo e acho que era possível passar para o Q2 hoje. No entanto, este é apenas o começo,” acrescentou.
Sven Smeets, Diretor Esportivo da Williams: “No geral, foi um dia muito positivo, pois confirmamos o desempenho do carro. Alex conquistou uma posição entre os dez primeiros, e mesmo com o erro de Franco, ambos mostraram potencial. Amanhã será tudo sobre a gestão dos pneus, mas estamos confiantes de que podemos lutar por pontos,” concluiu.
O F1MANIA.NET acompanha ‘in loco’ todas as atividades do GP da Itália com o jornalista Rodrigo França.