Alex Albon foi desclassificado após uma irregularidade ser encontrada no assoalho de seu carro, depois da sessão de classificação para o GP da Holanda de Fórmula 1. O piloto da Williams havia terminado o Q3 em um impressionante oitavo lugar, seu melhor resultado na atual temporada.
No entanto, os comissários da FIA verificaram que o assoalho do carro de Albon estava fora dos limites regulamentares, violando o artigo 3.5.1 a) do regulamento técnico. A desclassificação de Albon faz com que ele tenha que largar na corrida de domingo no final do grid, juntando-se ao seu companheiro de equipe, Logan Sargeant, que não participou da sessão de classificação devido a um forte acidente no TL3.
A decisão dos comissários foi baseada na constatação de que o assoalho do carro número 23 estava fora dos limites permitidos. A equipe Williams não contestou a calibração do sistema de medição da FIA, mas afirmou que suas próprias medições apresentaram resultados diferentes.
Os comissários determinaram que o resultado da medição realizada com o sistema da FIA no Parque Fechado é o relevante, e que o devido processo previsto no regulamento foi seguido. Portanto, a penalidade padrão para tal infração foi aplicada.
O F1MANIA.NET acompanha o GP da Holanda ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.