Alex Albon tem uma ideia para evitar polêmicas como a de Lando Norris e Max Verstappen no GP dos Estados Unidos. O piloto da Williams acredita que a FIA deveria mudar um pouco as regras.
Lando Norris perseguia Max Verstappen nas últimas voltas da corrida em Austin, e os dois brigavam pelo 3º lugar. O holandês forçou o britânico para fora da pista e este o ultrapassou, no entanto, recebeu uma penalidade de cinco segundos por realizar a manobra fora dos limites da pista, e Verstappen terminou no top 3. Para Albon, em uma situação parecida no futuro, o piloto que estiver no lugar do holandês também deverá ser punido.
“Eu acho que é complicado, porque ele não está tecnicamente… Ele ainda está no controle, mas ainda está fora do circuito, então realmente precisa haver algum tipo de sentença sobre se você acabar saindo da pista, precisa haver alguma espécie de perda de posição ou algo assim,” Albon disse à F1TV no México.
“Acho que nem deveríamos estar falando sobre isso. Sinto que a forma como as pistas são projetadas agora, permite que façamos muita coisa. E, como pilotos, estamos jogando com o livro de regras e sabemos o que estamos fazendo, não há como esconder isso.”
Albon defende mudanças nas pistas e nas regras para evitar controvérsias nas disputas por posição, sugerindo que pilotos sabem como explorar os limites das pistas para obter vantagem. “Se você é o carro da frente e espreme o piloto para fora, sabemos o que estamos fazendo. Se você é o carro de fora culpando o outro por te apertar e permanece por fora, sabemos o que estamos fazendo. Então, de certa forma, só precisamos de pistas que não permitam isso.”