Alex Albon, que já chegou a ser rebaixado pela Red Bull, deu a volta por cima na Williams e se tornou um dos pilotos mais procuradas do mercado da Fórmula 1 em 2024.
O britânico-tailandês levou a Williams ao sétimo lugar no Campeonato de Construtores em 2023 praticamente sozinho, no que foi o melhor resultado da equipe desde 2017, ao somar 27 dos 28 pontos do time no ano passado. Suas performances de destaque, como o quarto lugar no grid do GP da Holanda, conquistando também elogios de Helmut Marko, consultor da Red Bull, fizeram dele um nome quente novamente.
Apesar de ter contrato com a Williams até o final de 2025, rumores apontam que o piloto e seu staff já conversaram com metade do grid sobre uma possível mudança no futuro. Alpine e Haas teriam demonstrado interesse, e agora a Ferrari também aparece como pretendente.
Com a confirmação de Lando Norris na McLaren e Charles Leclerc na Ferrari, Albon surge como um forte candidato para a cobiçada vaga da Red Bull ao lado de Max Verstappen. Mas a Ferrari também o observa como potencial companheiro de Leclerc, já que as negociações de renovação com Carlos Sainz não avançam como esperado.
“Albon está lá em cima no mercado de pilotos”, afirmou o jornalista Lawrence Barretto do F1.com. Fontes dizem que os engenheiros da Red Bull o classificam como um grande talento, e o próprio piloto considera os rumores ‘agradáveis’, sugerindo que as conversas estejam acontecendo mesmo com um contrato vigente.
Essa reviravolta na carreira de Albon é interessante. Do descarte da Red Bull ao status de ‘nome do mercado’, o piloto está de volta aos holofotes e pronto para disputar as principais vagas na Fórmula 1. Em 2026, com a entrada de novos fabricantes, uma vaga em equipes de ponta ficará ainda mais disputado, e Albon parece estar se posicionando estrategicamente para garantir um lugar de destaque nessa nova era da categoria.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.