Nesta sexta-feira de treinos livres para o GP dos Estados Unidos, a Alfa Romeo teve um dia positivo. O TL1 começou com Theo Pourchaire, piloto de F2, ocupando o assento de Valtteri Bottas, ficando com o décimo oitavo tempo, enquanto Guanyu Zhou marcou o décimo segundo melhor tempo. Na segunda sessão de treinos, o finlandês entrou em ação, mas parte do TL2 foi destinado aos testes de pneus da Pirelli. Sendo assim, o P2 feito Bottas não é de fato representativo. Zhou ficou com o P14 na segunda sessão.
Em um comunicado de imprensa da equipe, Bottas falou sobre o dia ter sido incomum por ter ficado parte do dia fora do carro, e pelos testes da Pirelli. Ainda assim, ele expressou otimismo para o restante do final de semana no Circuito das Américas. “Hoje foi um dia um pouco peculiar, tanto por causa do teste de pneus da Pirelli quanto porque o TL2 foi minha primeira sessão com o carro.
“Ainda consegui fazer algumas voltas no início para ajustar o carro, antes de mudar para o programa da Pirelli, então esses tempos de volta não são realmente representativos: ainda assim, a sensação geral é positiva.
“Acho que uma chance no Q3 é realista, mas, como sempre, a chave para estar no topo do pelotão do meio tão próximo será a execução perfeita.”
Seu companheiro de equipe, Zhou, também disse que o objetivo para sábado é chegar ao Q3. “Foi muito divertido lá hoje: a pista é uma das mais irregulares que já pilotei até agora, no entanto, parecia um bom layout, com uma boa variedade de curvas de velocidades diferentes.
“Embora o TL2 tenha sido um pouco limitado por causa do teste de pneus: na primeira sessão de treinos me senti à vontade imediatamente, então espero que possamos manter esse ritmo.
“Q2, como sempre, será nosso objetivo mínimo. A batalha pelo Q3 provavelmente será bastante acirrada e muito dependerá do quão boa será a volta. Se tudo funcionar com o novo pacote, podemos ter uma boa chance, mesmo que eu tenha uma penalidade de cinco lugares no grid de domingo.
“Vai ser um pouco difícil começar de trás, mas é claro que vamos fazer o nosso melhor.”