O representante da equipe Alfa Romeo-Sauber, Alessandro Alunni Bravi, afirmou que a equipe está avaliando as oportunidades de testes na Fórmula 1 disponíveis para Theo Pourchaire no próximo ano.
A equipe que está programada para retornar ao nome Sauber F1 na próxima temporada, antes de sua transição para a Audi em 2026, confirmou antes do fim de semana do GP de Singapura que Valtteri Bottas e Zhou Guanyu serão mantidos como a dupla de pilotos em 2024.
Essa decisão eliminou a possibilidade de Pourchaire ser promovido a uma vaga de titular na F1, com o jovem de 20 anos permanecendo como piloto reserva da equipe de Hinwil no próximo ano.
Atualmente, Pourchaire lidera o campeonato de pilotos na Fórmula 2 com 25 pontos de vantagem sobre Frederik Vesti, da Mercedes, restando apenas uma rodada em Abu Dhabi.
No entanto, com a perspectiva de que o francês fique sem um programa de corridas em tempo integral em 2024, Bravi afirmou que a equipe está avaliando o programa ideal para Pourchaire se preparar da melhor forma para um futuro na Fórmula 1.
“Estamos prontos para fazer um acordo”, disse ele na sexta-feira em Singapura, quando questionado sobre Pourchaire ter sido preterido como titular em 2024 na equipe Sauber.
“Claro, em primeiro lugar, como eu disse, o manteremos como parte de nossa equipe de pilotos. Ele será o piloto reserva no próximo ano. Estamos discutindo juntos qual será o melhor programa de corrida para ele estar pronto para entrar no carro.”
“Nenhuma porta está fechada para ele no futuro. Sentimos que será a melhor escolha para a equipe, manter nossa dupla atual de pilotos também para o próximo ano, e isso não exclui nenhuma oportunidade para ele no futuro. Vimos com Felipe Drugovich, com Oscar Piastri também, que após um ano na Fórmula 2, se não houver chance real de ser um piloto titular na F1, isso não exclui a possibilidade para a equipe nomear no futuro”, disse ele.
“Só precisamos olhar qual é o melhor programa para ele. Queremos que ele permaneça perto da equipe de F1, porque este ano pedimos a ele que se concentrasse totalmente na Fórmula 2 e ele está se saindo bem. Acredito e espero que ele vença o campeonato em Abu Dhabi”, acrescentou Bravi.
Alunni Bravi destaca que a equipe não possuía anteriormente orçamento para rodar um carro de geração anterior para fins de teste, como outras equipes notoriamente fizeram no passado. No entanto, ele destaca que essa é uma das opções que eles estão considerando para o desenvolvimento de Pourchaire.
“Talvez possamos ver qual será a melhor maneira de estar pronto e preparado para ele”, continuou. “Vamos imaginar que, em comparação com outras equipes, não temos um carro antigo como Aston Martin, McLaren ou Mercedes para fazer um programa de testes adequado para um piloto, e isso é uma grande limitação, talvez isso esteja disponível para ele no próximo ano.”
“Estamos discutindo internamente, claro do ponto de vista orçamentário, isso é algo bastante caro para uma equipe, mas queremos ver todas as oportunidades, mas para um piloto como ele, as portas estão abertas. Só precisamos ver qual é o melhor programa.”
Quanto à possibilidade de Pourchaire ser o piloto escolhido pela Alfa Romeo para cumprir a obrigação da equipe de fazer dois TL1 com um piloto estreante, sendo definido como um piloto com duas ou menos largadas na F1, ainda este ano, Bravi disse: “Sim, ele fará as sessões de TL1. Estamos analisando as melhores opções.”
“Como você sabe, na segunda metade da temporada, ainda temos um formato de fim de semana de corrida Sprint ou novos circuitos como Catar e Las Vegas, então as oportunidades são um pouco limitadas, mas acreditamos que estamos mirando o México e Abu Dhabi. Portanto, decidiremos nas próximas semanas qual é o melhor programa para ele”, finalizou Bravi.