Fernando Alonso acredita que a Aston Martin poderia ter conquistado a vitória no GP de Mônaco de Fórmula 1 em 2023, se tivesse feito a escolha correta de pneus durante seu pit stop.
Após ficar a menos de um décimo de Max Verstappen na pole position, Alonso corria em segundo lugar com ambos os pilotos usando pneus médios, enquanto a chuva apertava. Na volta 55 de 78, Alonso parou e colocou novos pneus médios, enquanto Verstappen continuou com os já usados.
No entanto, na volta seguinte, a chuva aumentou e Verstappen bateu na barreira de proteção na curva Portier devido às condições cada vez mais difíceis, e tanto a Red Bull quanto a Aston Martin fizeram pit stops para colocar pneus intermediários. Simulações de computador da Aston Martin após a corrida, indicaram que se Alonso tivesse trocado para intermediários no pit stop da volta 55, ele teria saído na liderança, e poderia pelo menos ter disputado com Verstappen, mas Alonso acabou conquistando o primeiro de seus dois segundos lugares na temporada (o outro ocorrendo em Zandvoort, outra corrida com condições climáticas variáveis).
O bicampeão acredita que a corrida foi um grande aprendizado para a equipe e que a vitória era, de fato, possível.
“Eles já tiveram oportunidades de vitória no passado, mas acho que a equipe é nova nessa situação de brigar regularmente por pódios no início da temporada”, disse Alonso à imprensa sobre a Aston Martin. “Eles tiveram alguns bons resultados como Force India e Racing Point, mas estar constantemente no pódio e lutar com as equipes de ponta é novo para muita gente, eu acho. Eles estão curtindo isso mais do que outras equipes, e em experiências anteriores para mim, isso era contagioso, e a energia era muito boa de se ver.”
“A vitória era possível, provavelmente em Mônaco, foi a mais próxima, talvez com uma escolha diferente de pneus ou em Zandvoort, se estivéssemos em uma posição diferente naquela relargada. Tivemos oportunidades aqui e ali, e realmente acredito que a Aston Martin merece mais do que qualquer outra equipe este ano”, encerrou o espanhol.