Fernando Alonso falou sobre sua decisão de ‘inspecionar’ de perto o difusor traseiro do McLaren MCL38, após o GP da Holanda de Fórmula 1. Lando Norris venceu no domingo em Zandvoort com uma margem impressionante de 22 segundos sobre o segundo colocado, Max Verstappen. Essa vitória aumentou a especulação de que a McLaren será a equipe a ser batida no restante da temporada 2024.
Alonso aproveitou a oportunidade para se aproximar da traseira do carro da McLaren de Oscar Piastri, após a conclusão da corrida em Zandvoort e explicou suas motivações à emissora espanhola Dazn.
“É o carro que domina o campeonato agora”, disse ele. “Você sempre tenta se inspirar nos carros que estão vencendo, então temos muito a aprender com eles.”
O piloto espanhol e a Aston Martin precisam aprender com equipes como a McLaren. Em 2023, a McLaren teve um fraco início de temporada, enquanto Alonso conseguiu seis pódios nas primeiras oito corridas do ano passado. No entanto, a McLaren conseguiu uma recuperação surpreendente no meio da temporada para se tornar uma regular concorrente aos pódios, enquanto a Aston Martin eventualmente caiu para o quinto lugar no campeonato de construtores.
Este ano, a McLaren progrediu ainda mais para ser uma regular concorrente por vitórias e após o GP da Holanda em Zandvoort, Alonso considerou a Aston Martin a sétima equipe mais rápida. “As coisas não mudaram muito após as férias da F1”, disse o espanhol após a corrida em Zandvoort. “Em Budapeste, estávamos lutando com Yuki (Tsunoda) até a última volta. Em Spa, acho que Williams e Alpine eram mais rápidos que nós, mas os vencemos na estratégia e aqui (Holanda), acho que Alpine e Haas eram mais rápidos que nós. Então no geral, acho que somos a sétima equipe mais rápida e precisamos melhorar com certeza.”
Alonso continuou: “Hoje (domingo) terminamos em P10, então sim, nada de novo, mas ainda assim obviamente estamos desapontados e precisamos melhorar. Precisamos entender melhor o carro, precisamos trazer algumas peças novas para as próximas corridas e tentar voltar a ser como começamos o ano passado”, encerrou o piloto espanhol.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.