Fernando Alonso vai alcançar uma marca inédita neste domingo (27), no Grande Prêmio do México de Fórmula 1. O piloto da Aston Martin vai alcançar a participação em 400 corridas da mais importante categoria do esporte a motor mundial, marca inédita na história do campeonato. Serão ainda 397 corridas disputadas assim que a corrida no Autódromo Hermanos Rodríguez começar.
O espanhol, dono de dois títulos mundiais, iniciou sua trajetória pela extinta Minardi, ainda em 2001, e alcança esta marca mesmo sem ter disputado o Mundial em 2019 e 2020. Neste período, Alonso não participou de apenas três GPs em que esteve em alguma das atividades: Bélgica/2001, Estados Unidos/2005, e Rússia/2017.
Mesmo sem vencer uma corrida desde 2013, na Espanha, Alonso carrega números impressionantes em sua carreira na F1: os títulos mundiais de 2005 e 2006, 32 vitórias, sendo cinco hat tricks e um grand chelem. Além disso, o espanhol, atualmente na Aston Martin, tem ainda 106 pódios na carreira e 22 largadas da pole position.
Quando comparado com outros pilotos, Alonso é o sétimo piloto com mais vitórias na história da F1, o sexto em número de pódios, empatado com Alain Prost, o quinto colocado neste quesito, e o quarto maior pontuador. Neste último caso, porém, é bom lembrar que o sistema de pontuação adotado em 2010, favorece os pilotos que passaram a correr após este ano.
Vale lembrar que Alonso fará sua largada de número 400 ainda neste ano, quando iniciar a disputa do Grande Prêmio do Catar, em Lusail. E tanto os recordes de participações quanto o de largadas serão ampliados. O espanhol é nome certo no grid da categoria máxima do esporte a motor mundial para a temporada de 2025.
A dúvida que paira no ar é se Alonso, hoje com 43 anos, terá fôlego e contrato para alcançar 500 corridas na Fórmula 1. Mas isso, só o tempo poderá dizer.