F1: Alonso completa 400 participações em GPs no México. Veja números da carreira do espanhol

Fernando Alonso vai alcançar uma marca inédita neste domingo (27), no Grande Prêmio do México de Fórmula 1. O piloto da Aston Martin vai alcançar a participação em 400 corridas da mais importante categoria do esporte a motor mundial, marca inédita na história do campeonato. Serão ainda 397 corridas disputadas assim que a corrida no Autódromo Hermanos Rodríguez começar.

O espanhol, dono de dois títulos mundiais, iniciou sua trajetória pela extinta Minardi, ainda em 2001, e alcança esta marca mesmo sem ter disputado o Mundial em 2019 e 2020. Neste período, Alonso não participou de apenas três GPs em que esteve em alguma das atividades: Bélgica/2001, Estados Unidos/2005, e Rússia/2017.

Mesmo sem vencer uma corrida desde 2013, na Espanha, Alonso carrega números impressionantes em sua carreira na F1: os títulos mundiais de 2005 e 2006, 32 vitórias, sendo cinco hat tricks e um grand chelem. Além disso, o espanhol, atualmente na Aston Martin, tem ainda 106 pódios na carreira e 22 largadas da pole position.

Quando comparado com outros pilotos, Alonso é o sétimo piloto com mais vitórias na história da F1, o sexto em número de pódios, empatado com Alain Prost, o quinto colocado neste quesito, e o quarto maior pontuador. Neste último caso, porém, é bom lembrar que o sistema de pontuação adotado em 2010, favorece os pilotos que passaram a correr após este ano.

Vale lembrar que Alonso fará sua largada de número 400 ainda neste ano, quando iniciar a disputa do Grande Prêmio do Catar, em Lusail. E tanto os recordes de participações quanto o de largadas serão ampliados. O espanhol é nome certo no grid da categoria máxima do esporte a motor mundial para a temporada de 2025.

A dúvida que paira no ar é se Alonso, hoje com 43 anos, terá fôlego e contrato para alcançar 500 corridas na Fórmula 1. Mas isso, só o tempo poderá dizer.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.