Fernando Alonso prevê um início de final de semana ‘muito estressante’ no GP dos EUA de Fórmula 1, com apenas uma hora de treino livre, devido a ser o quarto evento com formato Sprint da temporada.
Com o retorno da categoria após um intervalo de três semanas no calendário, o espanhol destacou o desafio de passar diretamente de duas pistas de rua consecutivas, para um fim de semana com treinos encurtados em Austin.
Na viagem ao Texas no ano passado, o bicampeão ficou aquém do ritmo, não conseguindo chegar ao Q3 nem na Sprint nem na sessão de classificação para o GP, além de ter abandonado a corrida no domingo para encerrar o fim de semana sem nenhum ponto marcado.
Apesar do sétimo lugar de Lance Stroll, isso destacou as dificuldades que a Aston Martin enfrentou no final do ano passado. A equipe, que começou bem em 2023, viu seu desempenho cair ao longo do ano, assim como na atual temporada. A equipe sediada em Silverstone tem enfrentado dificuldades crescentes ao longo de 2024, caindo do quarteto líder e ficando ‘presa’ no pelotão intermediário.
No entanto, Alonso tem desfrutado de uma boa forma recente, após sua própria queda de desempenho no meio da temporada. O piloto de 43 anos terminou em sexto no GP do Azerbaijão antes de outra forte performance geral no circuito de Marina Bay.
Mas com atualizações generalizadas esperadas em todo o grid da F1 em Austin, Alonso permanece cautelosamente otimista sobre suas chances de melhorar seus resultados antes das férias no final do ano.
Quando questionado se sentia que a Aston Martin estava em uma posição melhor indo para Austin do que estava há um ano, Alonso respondeu: “Espero que sim. Obviamente, o desafio em Austin é que viemos de duas pistas de rua, Baku e Singapura.”
“Vamos lá, temos algumas atualizações para muitas das equipes e então temos apenas o TL1 e depois vamos para uma corrida Sprint. Então estou ansioso para ter um bom final de semana em Austin, mas ao mesmo tempo, antecipo um TL1 muito estressante e alguma dificuldades na sessão de classificação”, encerrou o piloto espanhol.