Fernando Alonso afirmou que a ausência de Lance Stroll dos testes de pré-temporada da Fórmula 1, prejudicou a Aston Martin devido à sua incapacidade de fornecer feedback sobre o carro.
Stroll foi forçado a se ausentar dos testes no Circuito Internacional do Bahrein, depois de se envolver em um acidente de bicicleta na Espanha enquanto treinava para a nova temporada, fraturando os dois punhos.
Alonso se juntou à Aston Martin para a temporada 2023, e embora seja o piloto mais experiente do grid da Fórmula 1, ele é novo nos métodos operacionais da equipe de Silverstone.
Felipe Drugovich, piloto reserva da Aston Martin, foi chamado para substituir Stroll nos testes, porém o brasileiro é novato não só na equipe (assim como Alonso), mas também na própria Fórmula 1.
Como Stroll tem grande experiência com a equipe, tendo se juntado a ela em 2019, quando ainda se chamava Racing Point, seu feedback e capacidade de comunicação com a equipe seriam importantes para a equipe nesse momento de desenvolvimento do AMR23.
Mas sua indisponibilidade durante os três dias da pré-temporada, deixou a Aston Martin ligeiramente prejudicada, segundo Alonso.
“Sentimos falta dele, porque alguns dos meus comentários e sentimentos com o carro, podem ser apenas eu em uma nova equipe e um novo carro.”
“Talvez algumas coisas, Lance poderia identificar. Sensação do pedal do freio, direção hidráulica, não sei se isso é uma característica da equipe ou uma novidade neste carro”, acrescentou o espanhol. “Então espero que ele possa voltar muito em breve.”
A Aston Martin ainda não definiu se Stroll vai participar da corrida de abertura da temporada, o GP do Bahrein no próximo final de semana.
Caso o canadense não possa correr no Bahrein, o mais provável é que a Aston Martin mantenha Drugovich no carro, no que seria sua estreia oficial em um GP de F1.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.