Fernando Alonso marcou o melhor tempo com pneus macios, com um asfalto um pouco molhado – antes da chuva se intensificar. No resto da sessão, os pilotos não conseguiram bater a marca do espanhol, que ficou em P1, seguido de George Russell e seu companheiro Lance Stroll.
A primeira sessão de treinos do dia foi afetada e encurtada pela forte chuva que caia em Montreal. O TL2 começou com esperança a vista. A pista estava seca o suficiente para pneus slick, mas isso logo mudou. Enquanto os carros faziam fila no final do pit lane para recuperarem o tempo perdido do TL1, mais chuva, fazendo com que os pilotos tivessem que voltar para os boxes para a troca de pneu.
Charles Leclerc foi enviado para a pista com pneus intermediários, entretanto, será investigado por isso, já que Niels Wittich, diretor da corrida, ainda não declarara a pista oficialmente como “molhada”, e, portanto, o piloto da Ferrari estaria violando o regulamento.
A chuva acabou sendo rápida, e os pilotos puderam voltar para a sessão com os pneus slick. Alonso estabeleceu o tempo mais rápido com pneus macios. Depois, a chuva voltou mais intensa, fazendo com que o grid colocasse novamente pneus para a água.
O tricampeão e líder do campeonato teve problemas elétricos em seu carro que o mantiveram na garagem da Red Bull por boa parte do TL2, e o atual líder do campeonato completou apenas quatro voltas, o deixando em P18 ao final do treino.
Após uma hora, o final do treino foi sinalizado, e Alonso foi o piloto mais rápido, apenas quatro décimos melhor que Russell. Lance Stroll completou o top 3, à frente de Charles Leclerc em quarto, seguido de Daniel Ricciardo, Kevin Magnussen, Lewis Hamilton, Yuki Tsunoda, Alexander Albon e Sergio Perez, fechando os dez primeiros colocados.