O ex-piloto de Fórmula 1, Tarso Marques, que foi companheiro de equipe de Fernando Alonso na Minardi, elogiou o espanhol ao afirmar que ele é melhor que os lendários Ayrton Senna, Michael Schumacher e Max Verstappen. O brasileiro, que correu ao lado de Alonso em 2001, acredita que o piloto da Aston Martin se destaca não apenas por seu talento natural, mas também pela consistência e inteligência em corrida, características que, para Marques, o colocam entre os maiores da história.
Marques, admirador confesso de Senna, reconheceu que é difícil comparar pilotos de diferentes épocas, mas não hesitou em classificar Alonso como ‘tão bom quanto ou melhor que os maiores nomes da Fórmula 1’. “Senna foi incrível, um talento nato, mas a verdade é que ele cometia mais erros que Fernando. Alonso aprendeu a ser rápido e inteligente, algo que vejo em Hamilton também”, afirmou o brasileiro.
Apesar dos elogios, Alonso possui apenas dois títulos na F1, conquistados em 2005 e 2006, quando superou Schumacher. Marques considera, porém, que esses campeonatos não refletem o verdadeiro potencial do espanhol. “Fernando é provavelmente o maior, junto com Hamilton. Ele deveria ter mais títulos, mas não teve o carro certo em alguns momentos”, acrescentou.
Para Marques, o talento de Alonso é tão grande que ele mereceria estar no mesmo patamar de conquistas de Schumacher e Hamilton, ambos com sete títulos. “Esses dois títulos são ótimos, mas não mostram todo o talento de Fernando. Ele merece muito mais”, finalizou o ex-piloto brasileiro.