Fernando Alonso foi o mais rápido no primeiro treino válido pelo Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1 realizado sob chuva.
A sessão de uma hora marcou a primeira atividade de pista da Fórmula 1 em Suzuka desde 2019, com as edições de 2020 e 2021 canceladas devido a restrições relacionadas à pandemia.
A chuva forte caiu ao longo da manhã no Japão, mas diminuiu antes do início da sessão, permitindo que ela começasse a tempo, com os pilotos saindo com os pneus molhados completos.
Os pilotos conseguiram mudar para o composto intermediário no meio da sessão, com os tempos caindo à medida que as condições da pista melhorava gradualmente.
Alonso foi o mais rápido, em 1:42.248s, antes da chuva se intensificar com 15 minutos restantes, negando aos pilotos a oportunidade de melhorar os tempos.
A dupla da Ferrari, Carlos Sainz e Charles Leclerc, terminou em segundo e terceiro, respectivamente.
O companheiro de equipe Alpine de Alonso, Esteban Ocon, terminou em quarto, com a dupla da Haas Kevin Magnussen e Mick Schumacher em quinto e sétimo, respectivamente.
Eles foram divididos pelo atual campeão Max Verstappen, que pode conquistar um segundo título no domingo.
O piloto da McLaren, Lando Norris, foi oitavo, à frente de Valtteri Bottas, da Alfa Romeo, com Zhou Guanyu, da Red Bull, ao pé do top 10.
Yuki Tsunoda, competindo em casa pela primeira vez na Fórmula 1, terminou em 19º.