Fernando Alonso fez de tudo para aproveitar os pontos fortes da Aston Martin nas ruas de Monte Carlo, mas não conseguiu superar Max Verstappen no GP de Mônaco de Fórmula 1. O piloto espanhol terminou em segundo, e com isso deu à Aston Martin seu melhor resultado na temporada. Na entrevista após a corrida, Alonso admitiu que sua estratégia não funcionou para superar o holandês.
Alonso largou com pneus duros, o que significa que seu foco principal era manter Ocon para trás na largada, em vez de atacar Verstappen.
O piloto espanhol afirmou: “Optamos por largar com pneus duros, então perdemos chances na curva um devido ao trecho curto. Queríamos fazer um jogo com a estratégia, mas Max pilotou super bem com os pneus médios estendendo aquele primeiro stint, então não tive nenhuma chance”, disse Alonso na entrevista pós-corrida com o ex-piloto de F1, David Coulthard.
A chuva criou um desafio para Alonso, mas ele sobreviveu apesar de colocar novos pneus slicks quando já começava a chover no circuito. “A frenagem era extremamente difícil nas curvas cinco e dez. Não foi fácil. Fiquei surpreso por não haver incidentes ou carros de segurança. Todos fizeram um trabalho incrível para manter os carros na pista”, encerrou o espanhol.