Fernando Alonso, piloto da Aston Martin, fez um apelo à sua equipe para que maximize o desempenho em cada final de semana de corrida na temporada 2025 da Fórmula 1, independentemente do quão competitivo o AMR25 se mostrar.
A Aston Martin vem em uma trajetória de declínio desde o ano passado, depois de uma primeira metade da temporada 2023 muito forte, com seis pódios de Alonso nas primeiras oito corridas, além da mais dois, também do espanhol, na segunda parte da temporada. No entanto, o desempenho não se manteve em 2024 resultando em uma queda na classificação de construtores e nenhum pódio.
Para 2025, a equipe de Silverstone está trabalhando em um carro ‘quase 100% novo’ em comparação com seu antecessor. Alonso, de 43 anos, acredita que a variedade de circuitos nas primeiras corridas permitirá que a Aston Martin entenda o potencial do novo carro.
“Acho que, primeiramente, precisamos ver os carros na pista no Bahrein”, disse Alonso à imprensa, durante o evento ‘F1 75 Live’. “E provavelmente nas primeiras corridas, acho que há muitos tipos diferentes de circuitos no começo do ano. Austrália, Jeddah, curvas de super alta velocidade. Bahrein com as frenagens e acelerações. Então, acho que teremos uma ideia melhor depois de três ou quatro corridas.”
Mesmo não esperando vitórias até a mudança de regulamento da F1 em 2026, Alonso não descarta a possibilidade de desafiar as equipes líderes. Com a diferença entre os carros sendo cada vez menor, os pequenos detalhes farão a diferença, tornando crucial que a Aston Martin otimize seu desempenho em cada corrida.
“Pequenos detalhes farão uma enorme diferença em termos de pontos e resultados, então temos que buscar a perfeição a cada fim de semana. Se isso for bom o suficiente para marcar pontos, será bom. Se for bom o suficiente para vencer, lutando por posições mais altas, será ainda melhor. E se não estivermos nessa posição, faremos o nosso melhor para estarmos nessa posição mais tarde na temporada”, acrescentou.
Alonso se mostra otimista para o futuro da equipe, especialmente com a nova fábrica e os desenvolvimentos em andamento na Aston Martin. “Estou pronto depois de alguns meses de trabalho no carro. A equipe tem trabalhado incansavelmente para preparar o carro deste ano. E também, junto com a nova fábrica e tudo o que está acontecendo na Aston Martin no momento, nos dá muito otimismo para o futuro”, completou o piloto espanhol.