No GP de Abu Dhabi de 2018, que fechou a temporada daquele ano, alguns se lembrarão da icônica cena de Lewis Hamilton, Sebastian Vettel e Fernando Alonso fazendo ‘zerinhos’ na pista após a corrida. O motivo? Alonso iria se aposentar. No entanto, ficou de fora por apenas dois anos, voltando a correr em 2021 pela Alpine. Neste fim de semana, novamente em Abu Dhabi, o bicampeão mundial prometeu reproduzir a cena, mas desta vez, para se despedir de Vettel.
Em 2018, depois de alguns anos turbulentos com a McLaren, Alonso decidiu que era hora de sair da F1. Entretanto, a aposentadoria não durou muito e ele voltou às pistas em 2021. Na época, Hamilton e Vettel fizeram zerinhos na pista em homenagem ao bicampeão mundial. Agora que seu rival de longa data, o tetracampeão alemão se despede, o mesmo deve acontecer para ele. Hamilton, naturalmente, também espera por isso.
Assim, Alonso afirmou que seu objetivo neste final de semana no Circuito Yas Marina, é estar na corrida até o final, para poder prestar a homenagem à Vettel. Em entrevista ao Formula1.com, o espanhol disse: “Precisamos de um bom sábado, porque se você largar entre os dez primeiros, parece mais fácil de seguir os carros da frente.
“No domingo, o objetivo é garantir o quarto lugar nos construtores e, com sorte, dizer adeus a Seb na última volta.”
Quando questionado se isso incluiria fazer alguns zerinhos, ele respondeu: “Espero.”
No entanto, o trabalho da Alpine não será tão tranquilo. Isso porque, atualmente, estão em uma batalha com a McLaren pelo P4 no mundial de construtores. Agora, a equipe francesa está à frente, mas por apenas 19 pontos. O espanhol ainda acrescentou que a equipe precisará ser “criativa” para maximizar o potencial do carro.
“O carro estava bom, como tem estado ultimamente, mas ainda há algumas coisas que quero mudar para me sentir um pouco melhor na frente.
“Acho que sofremos um pouco com understeer hoje, então acho que fizemos algumas mudanças na sessão, mas não resolveu completamente o problema. Temos que ser um pouco mais criativos esta noite no acerto.”
No TL1, Alonso não participou. Ele deu lugar ao jovem piloto da F2, Jack Doohan, que foi elogiado pelo bicampeão. “Jack estava fazendo um trabalho muito bom no TL1. Nunca é fácil entrar no TL1 na F1 e depois mudar para a classificação na F2, então ele teve uma manhã muito cheia.
“Tentei ajudá-lo o máximo que eu pude. Estamos preparando o TL1 desde ontem e esta manhã, e ele é um cara muito legal. Eu gosto dele e acho que se saiu muito bem.”