F1
|
15 de setembro de 2023 15:06

F1: AlphaTauri considera que conseguiu evoluir com o AT04

A equipe AlphaTauri, considerou que conseguiu um avanço com as atualizações no AT04 para o GP de Singapura de Fórmula 1. Liam Lawson terminou as sessões em P16 e P12, no TL1 e TL2 respectivamente, enquanto Yuki Tsunoda ficou em P9 e P16.

Jonathan Eddolls, engenheiro-chefe de corrida: “Viemos para Singapura com vários novos componentes aerodinâmicos e ambos os carros foram equipados com eles. Um dos principais objetivos de hoje foi compreender o desempenho associado a esta atualização, e juntamente com os dados, ver a melhor forma de configurar o carro em torno dela. Com as corridas canceladas nos anos anteriores, foi apenas a segunda vez que Yuki pilotou aqui e a primeira vez para Liam, por isso o foco do TL1 foi maximizar o número de voltas e permitir que os pilotos aumentassem o ritmo passo a passo. É sempre difícil aprender muito no TL1 aqui com as altas temperaturas da pista e o asfalto ‘verde’, mas observamos o suficiente para ver que o pacote estava funcionando e ambos os pilotos estavam felizes com o carro. Fizemos alguns ajustes para o TL2, que é a sessão mais representativa do fim de semana para a sessão de classificação e preparação para corrida. O desempenho do pneu de composto médio demonstrou que as mudanças foram na direção certa. Passando para a corrida curta com pneus macios, Liam encontrou o tempo de volta, mas Yuki lutou com a aderência e não melhorou muito o seu tempo, então isso é algo que precisamos trabalhar para amanhã. A degradação nos trechos longos foi administrável e houve uma mistura de compostos utilizados por vários competidores, por isso temos muito que analisar para definir a melhor estratégia para domingo. Nosso foco agora se volta para o desempenho em curto prazo e o que precisamos fazer para maximizar o potencial do composto macio. No geral, foi um começo de fim de semana positivo”, concluiu.

Lawson: “Inicialmente, hoje foi complicado, mas isso era esperado com esta pista única. Estou gostando e aprendendo muito. Também foi legal pilotar à noite, sob as luzes, e com o calor aqui, assim é mais confortável para o piloto. Precisamos aproveitar ao máximo o TL3 amanhã, mas até agora está tudo bem. Estamos construindo gradualmente e está indo bem, então definitivamente há mais por vir amanhã. Nesse tipo de circuito é difícil perceber as diferenças nas atualizações. Os ganhos não serão tão grandes como nos circuitos mais tradicionais, mas o carro melhorou definitivamente. Obviamente, com algo tão novo, precisamos descobrir como maximizá-lo, por isso analisaremos nossos dados esta noite, prontos para a sessão de classificação amanhã. Sinto que não há uma melhoria tão grande na aderência entre o composto macio e médio, mas vamos analisar isso no sábado e para a corrida”, acrescentou.

Tsunoda: “No geral, hoje foi bom. Perto do final, houve uma queda na aderência do composto macio, e em comparação com os pneus médios, não senti um grande avanço, por isso precisamos investigar o que aconteceu ali. Como Singapura é uma pista completamente diferente e única em comparação com outras, é difícil saber tão rapidamente se nossas atualizações estão funcionando bem. O carro definitivamente melhorou, principalmente o suporte traseiro, mas saberemos mais na sessão de classificação. Estou me sentindo bem e ansioso para voltar amanhã”, encerrou o piloto japonês.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.