Ryo Hirakawa vai se envolver com a Fórmula 1 a partir da temporada 2025. Nesta quinta-feira (9), a Alpine anunciou o japonês e campeão do Mundial de Endurance como piloto reserva e de testes.
O competidor já passou por inúmeras categorias como Super Fórmula, Super GT e atualmente corre no WEC. Ainda, com a Toyota, venceu as 24 Horas de Le Mans de 2022 e é bicampeão na categoria de Endurance – 2022 e 2023.
Agora, vai participar do programa de TCP [teste de carros prévios] com a Alpine, assim como andar no primeiro treino livre do GP do Japão desta temporada. Isso se soma à experiência de testes que já teve com McLaren e Haas no passado.
“É uma honra me juntar à Alpine como piloto de teste e reserva para a temporada de 2025. Como sempre, a oportunidade de tempo de pista em máquinas de F1 é o auge para pilotos e estou animado para pilotar no TL1 em frente à minha torcida de casa no GP do Japão, bem como trabalhar com a equipe testando carros anteriores”, disse.
“É uma grande oportunidade trabalhar com uma equipe tão dedicada que utiliza a amplitude de experiência de seu grupo de pilotos e estou ansioso para desempenhar um papel em fazer de 2025 um ano positivo juntos”, completou.
Já Oliver Oakes, chefe da Alpine na F1, disse que “é ótimo trazer Ryō a bordo com a equipe para 2025 e tê-lo assumindo as funções de pilotagem para o TL1 no Japão diante de sua torcida local. Sua adição traz uma gama diversificada de experiência em corridas para nossa lista atual e expande o conjunto de talentos disponíveis para serem chamados ao longo da temporada.”
“Seu papel será importante para fornecer à equipe suporte em várias áreas de desenvolvimento por meio de nosso programa TPC e trabalho em simulador, e estamos ansiosos para recebê-lo na equipe enquanto avançamos com os preparativos para a nova temporada”, encerrou.