F1: Alpine teve lucro significativo em 2022

A Alpine anunciou um lucro substancial de suas operações na temporada 2022 da Fórmula 1, impulsionado pela chegada do patrocinador-título BWT e um quarto lugar no campeonato de construtores.

Conforme informado pelo Autosport, a Alpine registrou um aumento significativo nos lucros de 2021 para 2022.

“Embora as operações tenham sido afetadas pela inflação, um segundo ano de regulamentações financeiras, juntamente com uma abordagem disciplinada no controle de custos, resultou em uma melhoria na margem operacional de 37%, resultando em um lucro operacional de £36,6 milhões”, afirmou a equipe em comunicado ao Autosport.

Esse aumento de 23,6% nos lucros foi equilibrado por um aumento de 21,6% nos gastos totais da equipe francesa.

O lucro operacional de £33,6 milhões foi quase £10 milhões a mais do que a Alpine conseguiu em 2021, no entanto, o lucro após impostos da equipe em 2022 de £26,2 milhões representou na verdade uma queda de £2,9 milhões em relação ao ano anterior.

A operação lucrativa contínua da Alpine, resulta de uma abordagem equilibrada para o investimento na Fórmula 1 em meio à era do teto orçamentário da categoria, que começou em 2021.

Parece que a Alpine está vindo de uma posição de força no sentido empresarial, enquanto a equipe enfrentou um período de incerteza no aspecto esportivo.

Em 2023, a Alpine viu a saída de vários membros-chave da equipe, incluindo o chefe de equipe Otmar Szafnauer, o diretor esportivo, Alan Permane, e o diretor técnico chefe, Pat Fry.

A saída em massa de pessoal de alto perfil, levou muitas pessoas no paddock da F1, a pedir que o Grupo Renault vendesse a equipe, como Helmut Marko, consultor da Red Bull, que sugeriu que a Alpine fosse vendida para Michael Andretti. As especulações sobre a venda foram rejeitadas pelo CEO do Grupo Renault, Luca De Meo, que categoricamente descartou a ideia de abrir mão da equipe de F1 da Alpine.

De qualquer maneira, a Alpine vendeu uma participação de 24% para um trio de investidores, incluindo as estrelas de Hollywood Ryan Reynolds e Rob McElhenney, no valor de €200 milhões, avaliando a equipe em mais de €800 milhões, e a equipe pretende usar o novo investimento para maximizar a receita por meio de merchandising, patrocínio e hospitalidade.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.