F1: Alpine diz que atualizações “funcionaram duas vezes melhor que o esperado” na luta contra Mclaren

Ao longo da temporada, a Alpine adicionou algumas atualizações ao seu A522. O diretor esportivo da equipe, Alan Permane, disse que a melhoria que introduziram no Japão “funcionou duas vezes mais do que o esperado”. Esta mudança foi perceptível, pois conseguiram o dobro de pontos também no fim de semana.

Em Suzuka, a Alpine conseguiu se recuperar na batalha pelo campeonato de construtores com a McLaren, no qual lutam pelo quarto lugar. Esteban Ocon conseguiu seu melhor resultado da temporada no último fim de semana, terminando a corrida em P4, já Fernando Alonso conseguiu alguns pontos também, cruzando a bandeira quadriculada em P7. Com isso, a equipe francesa ultrapassou a Mclaren e agora está 13 pontos à frente da rival britânica.

Em condições secas, a equipe parecia ter um ritmo próximo da Mercedes, para a surpresa de George Russell. Ocon ainda teve o duelo mais duradouro de domingo, no molhado, contra Lewis Hamilton. Parte dessa melhoria seria graças à um novo assoalho instalado nos carros. Além disso, a equipe confirmou mais uma atualização para a próxima corrida em Austin, nos Estados Unidos.

Citado pela filial italiana do Motorsport.com, Permane disse: “O túnel de vento funciona muito, muito bem.

“Estamos encontrando muitas coisas que funcionam. Tínhamos planejado uma atualização para Singapura e funcionou duas vezes melhor do que esperávamos, honestamente.

“A versão usada em Suzuka é quarta de nossos assoalhos. Na verdade, em Austin será uma espécie de versão 4B, porque temos outra atualização. Não será tão grande quanto a que usamos em Suzuka.”

Com muitas questões sendo levantadas sobre o futuro relacionamento de Ocon e Pierre Gasly na Alpine em 2023, é uma boa hora para Alonso e seu companheiro de equipe deixarem uma boa marca na equipe.

Alonso reclamou que as decisões estratégicas foram contra suas chances no domingo, mostrando a rapidez com que ele poderia passar pelo pelotão nos momentos finais da corrida se tivesse pneus novos. Com a McLaren se recuperando gradualmente durante a temporada, este será o maior desafio até o final de 2022. Porém, o sinais vindos da equipe francesa parecem muito positivos.