Um dos maiores rumores para a temporada 2023 da F1 enfim foi confirmado. Nesta sexta-feira (7), manhã de sábado no Japão, a Alpine botou fim nas especulações e anunciou Pierre Gasly como companheiro de Esteban Ocon para a temporada 2023.
“Um novo capítulo começa em 2023 com a Alpine. Estou extremamente animado para me juntar à equipe em um acordo multianual e para trabalharmos juntos para o topo”, escreveu o piloto nas redes.
A movimentação do mercado de pilotos para o próximo campeonato está pegando fogo. Com a aposentadoria de Sebastian Vettel, diversas peças começaram a se mexer, uma das mais importantes sendo Fernando Alonso indo para a Aston Martin.
Com isso, a vaga ao lado de Ocon estava em aberto, mas não por muito tempo. Ao menos é o que acreditava o time já que anunciou Oscar Piastri pouco depois, mas o australiano veio a público e tratou de desmentir o contrato – algum tempo depois, a McLaren o anunciou para o lugar de Daniel Ricciardo.
Começou, então, uma corrida contra o tempo da Alpine para encontrar seu segundo nome. Os rumores da chegada de Gasly começaram, então, após a AlphaTauri expressar seu desejo de trazer Colton Herta da Indy.
Acontece que o competidor foi impedido de entrar no grid da categoria por conta da FIA. O motivo é que não tinha todos os pontos necessários na Superlicença, documento para correr na F1, e acabou barrado.
Apesar de as chances de Pierre parecerem cada vez menores de se desvincular do grupo Red Bull, outro forte nome entrou na equação: Nyck de Vries. Substituindo Alexander Albon na Williams no GP da Itália, fez bonito e terminou em nono, somando dois pontos.
Após a corrida em Monza, novas notícias começaram a circular apontando que a AlphaTauri havia assinado com o holandês campeão de 2020/21 da Fórmula E. Isso, então, deixou caminho livre para Gasly assinar com Alpine.
BWT Alpine F1 Team: Liked by @PierreGasly 💙 pic.twitter.com/8DgNUpGJAE
— BWT Alpine F1 Team (@AlpineF1Team) October 8, 2022