Nesse sábado, foram realizadas as sessões de treino e classificação para o Grande Prêmio da Bélgica de F1. Os pilotos da Alpine enfrentaram condições desafiadoras durante a qualificação, com resultados variados. Esteban Ocon terminou o treino livre (FP3) em P5 e a classificação em P10. Pierre Gasly concluiu o FP3 em P3 e a classificação em P12.
Após as sessões desse sábado os pilotos e o diretor técnico da Alpine falaram.
Esteban Ocon:
“Começaremos a corrida de amanhã a partir da nona posição, após a classificação em décimo e alcançando o Q3. Trouxemos algumas atualizações para cá em Spa, que continuaremos a analisar a cada vez que estivermos na pista. Foi uma boa tarde e maximizamos o potencial na classificação. As condições climáticas tornaram difícil a corrida na pista molhada, mas foi possível para nós. No Q3, estava mais complicado, pois não tínhamos um novo conjunto de pneus. Começamos dentro dos pontos no domingo e sabemos que não será uma corrida fácil, mas nos proporcionamos uma ótima oportunidade de pontuar. Precisamos focar em amanhã, avaliar as condições, que provavelmente estarão secas, e considerar nossas opções de estratégia. Nosso objetivo é aproveitar todas as oportunidades que surgirem.”
Pierre Gasly:
“É definitivamente uma sensação decepcionante sair no Q2, especialmente após um bom Q1 em que terminamos em segundo lugar nas tabelas de tempos. Não maximizamos nossas voltas e a preparação dos pneus nas condições variáveis, e senti que faltava aderência na traseira. Não nos demos a melhor chance de alcançar o Q3 e precisamos entender melhor como maximizar o desempenho. Meu ajuste é diferente do outro carro – focando nas curvas e comprometendo um pouco a velocidade em linha reta – então veremos o que isso traz para a corrida de amanhã. Parece que será seco; tentamos algumas coisas nos treinos em condições secas na sexta-feira, então esperamos que tudo isso dê resultado amanhã, onde pretendemos avançar para os pontos.”
David Sanchez, Diretor Técnico Executivo:
“Neste final de semana, houve um grande esforço da equipe para introduzir nossa primeira atualização significativa no carro nas últimas semanas. Conseguimos experimentar e entender melhor como essas atualizações funcionam em nosso carro e continuaremos a fazer isso sempre que estivermos na pista. Spa-Francorchamps é sempre um circuito desafiador para acertar o ajuste do carro. Para a classificação de hoje, optamos por dividir a configuração de downforce em ambos os nossos carros. Esteban foi extremamente rápido nas retas – melhor tempo no Setor 1 – com uma opção de baixo downforce, enquanto Pierre utilizou um ajuste mais favorável ao desempenho nas curvas. Veremos como isso se sairá na corrida de amanhã, onde começamos em nono e décimo segundo. Parece que será seco e estaremos atentos às nossas opções estratégicas, dado o potencial alto de degradação nesta pista recentemente recapeada.”