Alan Permane, diretor esportivo da Alpine, pediu à FIA que reconsidere as penalidades relacionadas ao posicionamento dos carros nas largadas da Fórmula 1. Falando ao Speedcafé, Permane comentou sobre a penalidade, que já foi aplicada duas vezes nesta temporada, com apenas duas corridas realizadas até o momento.
Na primeira corrida do ano no Bahrein, Esteban Ocon ficou muito à direita em seu colchete no grid de largada, pelo que o piloto recebeu uma penalidade de cinco segundos. Duas semanas depois, Fernando Alonso estava muito à esquerda em seu colchete na largada do GP da Arábia Saudita e o espanhol recebeu a mesma penalidade. Em ambos os casos, os comissários determinaram que a penalidade também não foi cumprida corretamente durante o pit stop, e por isso, os dois pilotos também receberam uma penalidade de 10 segundos ainda na corrida. A penalidade de Ocon foi mantida, mas o francês acabou abandonando a corrida mais tarde, já a de Alonso acabou sendo retirada e ele manteve seu P3 em Jeddah.
“A nossa penalidade foi justa”, reconheceu Permane em relação à penalidade de Ocon no Bahrein. “Fomos quatro décimos mais rápidos (ao trabalhar no carro antes de aguardar os 5 segundos da punição inicial), então não temos nenhum argumento sobre isso. O que parece um pouco draconiano, devo dizer, é esse novo regulamento de onde o carro deve parar no colchete no grid de largada. Ninguém está tirando vantagem de estar 10 centímetros para um lado ou para o outro. Eu realmente não entendo por que isso. E eles (a FIA) são livres para pintar os colchetes do grid tão largos quanto quiserem. Não parece existir um regulamento para isso”, afirmou Permane.
Depois da corrida em Jeddah, George Russell, Max Verstappen e Sergio Perez, reconheceram como é difícil ver as linhas no grid de largada. Permane notou o mesmo problema com seu piloto. “Eles podem ver as linhas à medida que vão chegando, mas quando se aproximam, simplesmente desaparecem. Esteban tem se concentrado a semana toda, mas disse que chegou ao grid e não tinha ideia de onde estava. Portanto, parece difícil, e uma punição desnecessária para mim”, encerrou Permane.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.