O diretor técnico da Alpine, Matt Harman, afirmou que a equipe de Enstone poderia copiar os separadores de fenda, que foram vistos na nova asa dianteira da Ferrari para a temporada 2023 da Fórmula 1, agora que foram considerados legais pela FIA.
Na temporada passada, a Mercedes chegou ao GP dos EUA com o mesmo projeto, com sua asa dianteira apresentando cinco novos estabilizadores.
Isso gerou uma controvérsia, que envolveu a função dos estabilizadores, que na época se dizia ser mais um projeto aerodinâmico do que o permitido nos regulamentos.
Esses regulamentos, no entanto, foram alterados desde então. Durante as férias da categoria, a palavra ‘principalmente’, foi removida das regras que regem os separadores, o que significa que agora eles podem ter uma função aerodinâmica.
A Ferrari foi rápida em usar isso, e o SF-23 da Scuderia surgiu na apresentação, com cinco separadores na asa dianteira. Agora a Alpine ainda pode seguir o exemplo.
“Eu acho que é um conceito muito específico”, disse Harman à imprensa. “Demos uma olhada neles algumas vezes, e não sei se poderá ser visto em nosso carro. Nós ainda decidiremos isso.”
“Mas o esclarecimento sobre a regulamentação nessa área agora é bastante claro, então você pode fazer, e nós vamos decidir se faremos ou não”, acrescentou.
A asa dianteira estilo Ferrari, pode ser apenas uma das muitas atualizações que a Alpine pode aplicar nesta temporada, a equipe está determinada a desenvolver seu carro o mais rápido possível.
No ano passado, eles adotaram um plano de atualização agressivo, algo que Harman diz que fará novamente este ano.
“Pode não ser em todas as corridas, porque à medida que os carros evoluem, eles se tornam mais integrados e, portanto, o pacote que você precisa trazer, pode ser um pouco mais difundido.”
“Mas fundamentalmente, haverá uma tentativa de tentar desenvolver algo em todas as corridas, mesmo que não seja na carroceria e coisas que você pode ver, mas coisas que talvez você não possa ver, mas que podemos simplesmente aplicar. Então, essa é a nossa intenção”, disse ele.
“Como dissemos antes, ficamos muito orgulhosos no ano passado e temos os mesmos recursos, temos as mesmas finanças, se não um pouco mais. Portanto, cabe a nós realizar esse trabalho corretamente”, finalizou Harman.