A saga da Andretti para entrar na Fórmula 1 ainda vai continuar. Após ter a candidatura rejeitada pela FOM (Formula One Management) no início da semana, a equipe norte-americana divulgou um novo comunicado nessa sexta-feira, refutando dois pontos cruciais da justificativa apresentada pela categoria.
Em parceria com a marca Cadillac da General Motors, a Andretti vinha buscando um lugar no grid há mais de um ano e recebeu a aprovação da FIA, órgão regulador do esporte, em outubro passado. No entanto, apesar do aval da federação, a proposta enfrentou forte oposição das atuais dez equipes e da Liberty Media, detentora dos direitos comerciais da F1, culminando na recusa oficial divulgada na segunda-feira (30/01).
A FOM divulgou um extenso comunicado detalhando os motivos da negativa, decisão que gerou críticas generalizadas de especialistas e fãs.
Em resposta, a Andretti afirmou ‘discordar fortemente’ da explicação oficial e publicou um novo comunicado esclarecendo sua posição.
“A Andretti Cadillac gostaria de abordar dois tópicos iniciais no comunicado divulgado pela Formula One Management. Quando a Andretti Cadillac entrou no processo de ‘Manifestação de Interesse’ da FIA há quase um ano, o prazo preferido pela equipe para a entrada na categoria foi indicado como 2025. A FIA aprovou nossa inscrição, sem qualquer limitação específica sobre se a entrada seria para 2025 ou 2026. A Andretti Cadillac opera com 2026 como ano de entrada há muitos meses. A questão técnica de 2025 ainda fazer parte da aplicação, é resultado da duração deste processo”, diz o comunicado.
Também foi desmentido pela equipe, a afirmação da FOM de que a Andretti teria recusado uma reunião para discutir os tópicos apresentadoas para a negativa da entrada na categoria.
“Não sabíamos que a oferta de uma reunião havia sido feita e não recusaríamos um encontro com a Formula One Management”, enfatiza o comunicado. “Uma reunião presencial para discutir questões comerciais seria e continua sendo de suma importância para a Andretti Cadillac. Saudamos a oportunidade de nos encontrar com a Formula One Management e lhes escrevemos confirmando nosso interesse. Nosso trabalho continua em ritmo acelerado”, encerra o comunicado.
Com este novo pronunciamento, a Andretti mantém a pressão e sinaliza que não desistiu de seu sonho de competir na maior categoria do automobilismo mundial. Resta saber se a FOM abrirá as portas para uma possível reconciliação ou se a saga da equipe americana terá um final definitivo.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.