Nesta quarta-feira (24), a Honda anunciou uma parceria com a Aston Martin no fornecimento de motores a partir de 2026. Até a data entrar em vigor, a Honda permanece com ao lado da Red Bull no grid.
Vale lembrar que em 2021 a fornecedora japonesa “saiu” da categoria, assim, a equipe austríaca criou sua própria fábrica, a Red Bull Powertrains, para desenvolver a unidade de potência. No entanto, um acordo foi firmado com a Honda para auxílio técnico na parte elétrica dos motores.
A colaboração inicial era até 2023, mas com o sucesso da Red Bull no último ano, o contrato foi estendido até 2025, conforme anunciado no GP do Japão de 2022. Inclusive, o nome do motor nesta temporada é Honda RBPT.
Helmut Marko, conselheiro da Red Bull, afirmou que o time recebeu a garantia do colaborador japonês que o trabalho segue firme até 2025: “Recebemos garantias por escrito de que nada mudará em termos de prioridade até 2025 e que eles [Honda], assim como nós, vamos trabalhar com total dedicação para ganhar mais campeonatos”, revelou o austríaco ao Motorsport-Magazin.
“No momento, a Red Bull Powertrains está indo muito bem. Estamos no caminho certo. Todos os motores que já foram construídos são mais ou menos no nível esperado”, comentou Marko.