Em um desfecho após intensas negociações, a Band confirmou que seguirá transmitindo a Fórmula 1 no Brasil em 2025. A informação, apurada pelo F1MANIA.NET, veio após uma reunião nesta quinta-feira, realizada em São Paulo, no mesmo fim de semana do GP de São Paulo. A emissora paulista, que por pouco não cedeu os direitos para a Globo no próximo ano, decidiu cumprir o contrato em vigor, mantendo-se como a casa da F1 no Brasil até o final do próximo ano.
“Após reuniões nessa semana com a Liberty Media, a Band informa que cumprirá o contrato de exibição da Fórmula 1 em sua integridade até o final de 2025. A emissora continuará levando aos brasileiros todas as emoções da principal categoria do automobilismo mundial”, diz o comunicado oficial distribuído pela emissora na tarde desta sexta-feira (1).
A virada nos acontecimentos é fruto de uma série de discussões entre a Band e a F1 sobre os termos de um possível distrato, que teria encerrado prematuramente o vínculo entre as partes. Em um comunicado recente, a emissora chegou a admitir essas conversas, e uma fonte confirmou ao F1MANIA.NET que, se a categoria liberasse o canal do pagamento da multa de cerca de R$ 80 milhões, a Band desistiria das transmissões. No entanto, ao considerar as condições do distrato, a Band optou por manter o compromisso devido ao alto valor da multa rescisória.
No decorrer dessas negociações, a Fórmula 1 e a Globo já haviam avançado em um acordo, e a emissora carioca até sugeriu ao mercado publicitário a possibilidade de retomada das transmissões da categoria. Em um evento para anunciantes, o “Upfront 2025”, realizado em 16 de outubro, a Globo exibiu um show car de Fórmula 1 com o sugestivo slogan “Será?”, deixando em aberto a expectativa de retorno da categoria ao seu portfólio. Contudo, a Band rapidamente ratificou sua decisão de manter a F1 em sua grade até o fim de 2025, decisão que encerrou as negociações entre a F1 e a Globo para a próxima temporada.
Dessa forma, a Band continuará com o modelo de transmissão já estabelecido para 2025, que inclui o pagamento integral dos direitos à F1 e o direito exclusivo aos lucros operacionais, formato diferente do esquema de divisão de lucros (revenue share) adotado em 2021 e 2022. Com o contrato mantido, o F1MANIA.NET apurou que as cotas de patrocínio para a temporada 2025 já estão sendo oferecidas ao mercado publicitário, reforçando o compromisso da Band com a transmissão da categoria no Brasil até o final do próximo ano.