O monumento em homenagem a Ayrton Senna, localizado no circuito de Ímola, na Itália, foi alvo de vandalismo em duas ocasiões no mês de dezembro, conforme noticiado pela imprensa italiana. Apesar da estátua do tricampeão de Fórmula 1 ter permanecido intacta, a área ao redor sofreu danos significativos.
De acordo com o portal FormulaPassion, os atos de vandalismo ocorreram nos dias 19 e 24 de dezembro. Bandeiras e faixas colocadas por fãs ao redor do memorial foram queimadas, prejudicando o local que serve de ponto de encontro e homenagem ao piloto brasileiro.
O jornal Il Resto del Carlino, informou que os responsáveis pelos danos seriam jovens locais que estavam consumindo bebidas alcoólicas antes de saírem para a noite.
Esse monumento em homenagem a Senna foi erguido após a tragédia ocorrida em 1994, quando o piloto perdeu a vida na antiga curva Tamburello no circuito de Ímola, um dia depois da morte de Roland Ratzenberger, em um dos finais de semana mais tristes da história da Fórmula 1. Todos os anos, o memorial recebe homenagens de fãs e membros da comunidade do automobilismo durante o retorno da categoria à pista italiana, e mesmo ao longo do ano por visitantes que passam pelo circuito.