Uma nova era se inicia na Academia da Ferrari com a chegada de Jock Clear e a saída de Arthur Leclerc
A Academia de Pilotos da Ferrari passará por várias mudanças em 2024, incluindo a nomeação de Jock Clear como novo líder. Entre as alterações anunciadas para o programa de desenvolvimento, destaca-se a saída de Arthur Leclerc, irmão do piloto de F1 da Ferrari, Charles Leclerc.
Arthur Leclerc, que se juntou à academia Ferrari em 2020, alcançou sucessos consideráveis, incluindo vice-campeonato no Campeonato Europeu de Fórmula Regional, campeão na FRegional Ásia, vencedor de corrida na FIA Fórmula 3 e, mais recentemente, um finalista de pódio na Fórmula 2. Apesar de sua partida, ele “permanecerá parte da família Ferrari”.
Outra saída notável é a de James Wharton, vencedor do primeiro Scouting World Final da Ferrari Driver Academy em 2020. Em 2023, Wharton conquistou o título da F4 UAE e ficou em quarto no Campeonato Italiano de Fórmula 4.
Entre os que permanecem na academia estão Aurelia Nobels e Maya Weug, ambas previstas para competir na série F1 Academy em 2024.
Jock Clear substituirá Marco Matassa, que ocupou o cargo de chefe da Academia desde 2018. Clear, que se juntou à Ferrari em 2015, tem uma carreira notável na F1, iniciada em 1989 na Benetton. Ele trabalhou como engenheiro com Jacques Villeneuve na Williams, Rubens Barrichello na Brawn GP, além de ser engenheiro de performance para Lewis Hamilton e Michael Schumacher na Mercedes antes de se mudar para a Ferrari.