F1: Aston Martin contrata De La Rosa em novo cargo, incluindo piloto de desenvolvimento

O ex-piloto de F1, Pedro De La Rosa, foi contratado pela Aston Martin para um papel amplo – incluindo piloto de testes. O veterano de 51 anos é conhecido por já ter desempenhado o papel de piloto de testes para outras equipes como McLaren e Ferrari, além do tempo em que correu na F1 pela Jaguar e Arrows.

O espanhol terá um novo papel criado pela equipe britânica, em que será embaixador da Aston Martin. Isso significa que ele participará da parte de mídia, marketing, promover campanhas, comunicação, parte comercial e consultoria geral de seu conhecimento adquirido por mais de duas décadas no automobilismo.

De La Rosa também será consultor do Programa de Desenvolvimento da equipe, cuja primeira contratação foi anunciada recentemente, sendo o brasileiro campeão da F2 este ano, Felipe Drugovich. A função do espanhol neste caso será identificar novos talentos e ajudá-los em sua formação e desenvolvimento. Segundo a equipe ele irá ajudar a “maximizar o potencial da equipe fora da pista”.

O ex-piloto de F1, possui um currículo extenso no mundo do esporte a motor. Em 1998 estreou como piloto de testes da Jordan e fez sua estreia oficial como piloto em 1999 com a Arrows, que eram carros pouco competitivos. Em 2001, quando mudou para a Jaguar, a situação não melhorou muito. Em 2003, De La Rosa se tornou piloto de testes da McLaren e assumiu um papel de desenvolvimento que ocupou até 2009. O espanhol participou de uma corrida da equipe como substituo de Juan Pablo Montoya e marcou seu melhor resultado da carreira – um segundo lugar no GP da Hungria em 2006.

Em 2010 ele realizou metade da temporada com a Sauber, e depois voltou a ser piloto de testes da McLaren em 2011. Seu último assento foi em 2012, quando correu pela HTR. Depois disso, Pedro trabalhou como piloto de testes da Ferrari por dois anos. Passou a desempenhar uma função focada na mídia em vários canais de televisão de língua espanhola, e atuou como consultor técnico da equipe Techeetah da FE.

Sobre seu novo cargo na Aston Martin, De La Rosa disse: “Estou muito feliz por me juntar à Aston Martin como embaixador da equipe.

“Já conheço muitos rostos dentro da equipe, tendo trabalhado extensivamente com Fernando Alonso durante meu tempo na McLaren e Ferrari, e estou ansioso para conhecer todos dentro da organização.

“Vou aproveitar minha experiência e conhecimento para ajudar a equipe a crescer e desenvolver ainda mais o impulso que vem ganhando antes da temporada de 2023, com um foco particular no apoio do lado comercial e de marketing de negócio.

“Está claro pra mim que o potencial da AMF1 é enorme e que a nomeação brilhante de novos líderes técnicos e novos parceiros corporativos, e a chegada de Fernando no próximo ano, fortalecem ainda mais os recursos da equipe e a determinação de ter sucesso.

“Estou ansioso para trabalhar com Fernando, meu velho amigo e compatriota, como você pode esperar, e Lance Stroll, um piloto talentoso que venceu todas as categorias em seu caminho para a F1.

“É o momento perfeito para ingressar na organização e trabalharei duro para garantir que maximizemos todas as oportunidades à medida que juntos construímos um futuro empolgante.”