Está encerrado o suspense: Adrian Newey é oficialmente membro da Aston Martin na F1. Nesta terça-feira (10), a equipe britânica confirmou todos os rumores e traz o projetista a partir de 1º março de 2025 como sócio-gerente do time.
O paddock foi pego de surpresa mais cedo nesta temporada com a notícia da saída de Adrian da Red Bull. Inclusive, desde o anúncio de sua partida, o inglês deu um passo para trás quanto ao desenvolvimento do carro, apesar de ainda marcar presença nos boxes durante as etapas.
Antes do anúncio oficial da equipe britânica, o nome do projetista chegou a ser ventilando em uma série de equipes, ganhando força na Ferrari, especialmente com a ida de Lewis Hamilton em 2025. Mas quem ganhou a queda de braço foi mesmo Lawrence Stroll e o gordo salário – especula-se algo na casa de mais de £30 milhões por temporada.
O britânico ocupou a função de chefe-técnico do time austríaco desde a temporada 2006. Portanto, esteve ao lado de Christian Horner no período de grande sucesso entre 2010 a 2013, quando conseguiu todos os títulos de Construtores e Pilotos de maneira consecutiva.
Entretanto, seus primeiros passos dentro da F1 foram ainda em 1988, quando trabalhava na March/Leyton House, e ali já mostrava traços de sua genialidade. Depois, chegou a ficar um bom período na Williams – era o projetista quando Ayrton Senna morreu -, entre 1991 e 1996 e na sequência, McLaren.
Durante sua trajetória na categoria, Newey esteve presente na conquista de 12 títulos de Construtores – 5 com Williams, 1 com McLaren e 6 com Red Bull -, e 13 de Pilotos – Nigel Mansell, Alain Prost, Damon Hill, Jacques Villeneuve, 2 com Mika Häkkinen, 4 com Vettel e 3 com Max Verstappen. Ainda, são nada menos que 220 vitórias na F1 – até o momento.
“Esta é uma grande notícia. Adrian é o melhor do mundo no que faz – ele está no topo do seu jogo – e estou incrivelmente orgulhoso de que ele esteja se juntando à Aston Martin. É a maior história desde que o nome Aston Martin retornou ao esporte e outra demonstração da nossa ambição de construir uma equipe de Fórmula 1 capaz de lutar por campeonatos mundiais”, disse Lawrence Stroll.
“Assim que Adrian ficou disponível, sabíamos que tínhamos que fazer acontecer. Nossas conversas iniciais confirmaram que havia um desejo compartilhado de colaborar em uma oportunidade única na vida. Adrian é um piloto e uma das pessoas mais competitivas que já conheci. Quando viu o que construímos em Silverstone – nosso incrível AMR Technology Campus, o talentoso grupo de pessoas que reunimos e o mais recente túnel de vento do esporte – ele entendeu rapidamente o que estamos tentando alcançar. Falamos sério – e ele também”, seguiu.
“Adrian compartilha nossa fome e ambição, ele acredita neste projeto e nos ajudará a escrever o próximo capítulo da história da F1 da Aston Martin”, completou.
Já Newey afirmou que “estou animado por me juntar à Aston Martin. Fiquei muito inspirado e impressionado com a paixão e o comprometimento que Lawrence traz para tudo em que está envolvido. Lawrence está determinado a criar uma equipe que vença o mundo. Ele é o único dono majoritário da equipe que está ativamente envolvido no esporte. Seu comprometimento é demonstrado no desenvolvimento do novo Campus de Tecnologia AMR e túnel de vento em Silverstone, que não são apenas de última geração, mas têm um layout que cria um ótimo ambiente para trabalhar.”
“Juntamente com grandes parceiros como Honda e Aramco, eles têm todas as peças-chave de infraestrutura necessárias para tornar a Aston Martin uma equipe vencedora do campeonato mundial e estou muito ansioso para ajudar a atingir essa meta.”
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.