A Aston Martin está investigando a abordagem da McLaren para entender como a equipe britânica conseguiu se tornar a atual referência na Fórmula 1. A McLaren, apesar de introduzir poucas atualizações em seu carro, tem se mostrado extremamente competitiva.
O time de Woking optou por otimizar os componentes existentes, em vez de trazer grandes pacotes de atualizações a cada corrida. Essa estratégia contrasta com a de outras equipes, como a Aston Martin, que acelerou o ritmo de upgrades ao longo da temporada, mas enfrentou dificuldades e regrediu na classificação de construtores.
O chefe da Aston Martin, Mike Krack, afirmou que seria tolice não analisar os métodos da McLaren. Ele acredita que a equipe pode aprender com a forma como a McLaren conseguiu obter ganhos significativos de desempenho com atualizações relativamente pequenas. “Estamos analisando muito isso”, disse Krack à Autosport.
“Se você comparar o ritmo e ver quando eles (McLaren) deram um passo à frente, e puder correlacionar isso com algumas atualizações que são declaradas, já que nunca temos o quadro completo, há alguma correlação onde você pode dizer: ‘Ok, isso é o que foi alterado e o que ele potencialmente fez’. Quando você vê, por exemplo, a atualização deles em Zandvoort, é um pouco aqui, um pouco ali. Você vê o quão finos e complexos esses carros se tornaram, então acho que seria tolice não olhar para isso”, acrescentou.
Krack também destacou que a Mercedes conseguiu fazer um progresso substancial durante a temporada, o que demonstra que é possível alcançar grandes avanços com os regulamentos atuais, desde que o carro seja estável e se comporte como os pilotos desejam.
A Aston Martin, apesar de ter caído para o meio do pelotão, continua a buscar soluções para melhorar o desempenho de seu carro e recuperar terreno. A equipe está determinada a entender as estratégias de sucesso de outras equipes e aplicar os aprendizados em seu próprio programa de desenvolvimento.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.